Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Abertas as inscrições para o modulo 3 do curso de Extensão em Introdução à Psicanálise

Curso de extensão CCE

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio Departamento de Fundamentos da Educação, convidam toda a comunidade acadêmica para o curso de extensão intitulado "Introdução à Psicanálise – Módulo III  A constituição do sujeito e o acesso ao simbólico".

Descrição do Curso

No início do primeiro semestre de 2017 foi realizado o primeiro módulo do curso de Introdução à Psicanálise. Com menos de 24 horas de abertura das inscrições, as vagas se esgotaram e o curso finalizou com 100% de participação, além de uma avaliação muito positiva por parte dos participantes. Da mesma maneira, em junho de 2017 realizamos o segundo módulo, com o mesmo êxito do primeiro módulo.

Ademais, o grupo demonstrou interesse por novas atividades dessa natureza, sobretudo pelo fato de a psicanálise se constituir como um conteúdo extenso e ampla penetração no universo intelectual, cultural, clínico e educacional do país. Conforme se sabe, a Psicanálise é uma práxis iniciada por Sigmund Freud que, a partir de sua experiência clínica, constituiu um dos saberes mais importantes do século XX.

Desde os primórdios, Freud destacava a importância da inclusão da psicanálise no círculo universitário. O curso de introdução à Psicanálise, desse modo, busca oferecer apontamentos teóricos dessa área nos diversos segmentos da sociedade, seja no campo da universidade, da pesquisa ou da clínica.

Alinhados com a tendência contemporânea de uma necessidade cada vez maior de formação continuada e aperfeiçoamento crescente é que acreditamos na necessidade da oferta de um curso de extensão nesta instituição que tem sido referência de ensino de qualidade, não só na região metropolitana de Teresina, mas que tem atraído discentes das mais variadas regiões do estado do Piauí.

Atendendo às “Diretrizes e Bases da Educação Nacional” 1 e em continuidade aos preceitos desta instituição, o curso de introdução à Psicanálise pretende estimular o espírito científico e o pensamento reflexivo e auxiliar profissionais da educação e da saúde no desenvolvimento de competências que possam contribuir com o desenvolvimento do ser humano e da vida social.

Nele se busca incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica que possam contribuir com o desafio do conhecimento em lidar com os problemas globais, nacionais e regionais, no que tange à subjetividade humana e suas implicações psicossociais e sua posterior aplicação nos referidos campos.

1 Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

Desse modo, em função das razões apresentadas anteriormente, propõe-se aqui o módulo III do curso de Introdução à Psicanálise (A constituição do sujeito e o acesso ao simbólico), na expectativa de que os operadores lógicos desse campo do saber possam ser aplicados nos campos da saúde e da educação.

Objetivos:

Apresentar a constituição do sujeito e o acesso ao simbólico a partir de Freud e Lacan

Demonstrar a importância do Édipo na constituição da subjetividade

Introduzir noções sobre a psicopatologia psicanalítica

Modalidade: presencial

Formato: Oficinas de textos

Período do curso: 04 a 08/12/2017

Horário: 14h00 às 18h00

Público-alvo: Profissionais e estudantes das áreas de Educação, Saúde e demais interessados. Inscrições: 21 a 23 de novembro de 2017

Local das inscrições: Departamento de Fundamentos da Educação do Centro de Ciências da Educação da UFPI, Sala 420.

Coordenação: Cássio Eduardo soares Miranda

Para realização da inscrição: os alunos da UFPI deverão apresentar cópia de comprovante de matrícula; pessoas externas à UFPI deverão comprovar estar cursando ou ter cursado um curso superior e apresentar cópia de CPF.