Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Abertura do I Cajuína com Materiais

Abertura do I Cajuína com Materiais

Abertura do I Cajuína com Materiais

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (10), no auditório do Centro de Ciências da Natureza II (CCN), a solenidade de abertura do I Cajuína com Materiais da Universidade Federal do Piauí. O evento, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências dos Materiais e pela Coordenação do Curso de Engenharia dos Materiais do Centro de Tecnologia (CT), é aberto para todos os graduandos, em especial aos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Ciências dos Materiais e do Curso de Engenharia dos Materiais.

O I Cajuína com Materiais tem como objetivo divulgar trabalhos acadêmicos e tecnológicos relacionados à área de Materiais, promovendo assim, difusão, intercâmbio de conhecimentos e debates, unindo o meio acadêmico de diferentes regiões do país.

O Piauí, em especial sua capital Teresina, tem buscado ao longo dos últimos anos uma maior inserção nas áreas de pesquisa e desenvolvimento de materiais, com formação de novos cursos de graduação e pós-graduação, mas ainda tem uma extrema carência em integração com os grandes centros de pesquisa dos país.

A Profa. Dra. Renata Barbosa, do Curso de Graduação em Engenharia dos Materiais e da Pós-Graduação em Ciências dos Materiais, relata que durante a programação, serão oferecidos quatro minicursos. São eles: O desenvolvimento dos principais plásticos e porque eles foram/são tão importantes; Compósitos Poliméricos; Polímeros Biodegradáveis: influência do processamento nas propiedades e; Propriedades ópticas para a caracterização e monitoramento em tempo real de sistemas poliméricos.

professoracajuina
 Profa. Dra. Renata Barbosa

A Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira, relata que esse I Cajuína com Materiais já chega com um grande compromisso, que é buscar parcerias importantes com instituições e pesquisadores de renome, a fim de difundir conhecimento. "Os cursos crescem com parcerias importantes e essa é uma forma de difundir conhecimento. Com isso, estabelecemos grandes redes de conhecimento, podendo promover intercâmbios nacionais e internacionais. Como o programa agora tem conceito cinco, o grande desafio é a internacionalização", relatou.

cajuinavicereitora
Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir Nogueira durante abertura do evento

Neste primeiro encontro, estavam presentes o Prof. Dr. Sebastião V. Canevarolo Jr (UFSCar) e a Profa. Dra. Laura Hecker de Carvalho (UFCG), renomados pesquisadores da Área de Materiais Poliméricos.
cajuinaaa