Por Thays Teixeira
Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e do Grupo de Pesquisas em Comunicação, Economia Política e Diversidade - COMUM, tiveram trabalho publicado em livro na Europa. A Dra. Jacqueline Lima Dourado e o jornalista Renan da Silva Marques são os autores responsáveis pelo artigo JN no ar: estudo do telejornalismo da TV Globo sob a ótica da Economia Política do Jornalismo, veiculado no livro Economia Política das Indústrias Culturais: comunicação, audiovisual e tecnologia, editado pela Media XXI, na capital portuguesa Lisboa.
Jornalista Renan Marques, egresso da UFPI, e a Prof.ª Dr.ª Jacqueline Lima Dourado
O livro foi organizado pelos pesquisadores brasileiros, Valério Cruz Brittos (in memoriam), Andres Kalikoske (Unisinos), publicado em 2012, conta com 19 artigos dos mais renomados pesquisadores da área de Economia Política da Comunicação no mundo. Dentre eles, os citados piauienses. Segundo a Dra. Jacqueline Lima Dourado "O livro que circula na Europa é extremamente positivo para as pesquisas na área da economia política da comunicação. É uma obra fruto do esforço tanto dos pesquisadores do CEPOS (Grupo de Pesquisa Comunicação, Economia Política e Sociedade), assim como o nosso. Uma prova que o somatório do empenho entre alunos, pesquisadores e professores podem e devem render bons frutos".
Assim como Jacqueline, Renan da Silva Marques destaca a importância do trabalho. "Muitos dos autores que eu li para compor a parte teórica do nosso artigo possuem textos no livro. O que nos dá muita satisfação e orgulho acaba sendo o reconhecimento de um esforço de pesquisa que já dura muitos anos". O trabalho publicado é resultado de uma parte do trabalho de conclusão de curso do mesmo, e de estudos desenvolvidos junto ao Grupo de Pesquisa em Comunicação, Economia Política e Diversidade (COMUM), da UFPI.
Os artigos que compõem a obra são resultados de investigações acadêmicas, apresentadas no 6º Seminário de Pesquisa CEPOS, sob a organização de Valério Cruz Brittos e Andres Kalikoske. A partir da macro-temátca Economia Política das Indústrias Culturais: comunicação, audiovisual e tecnologia.
A publicação reforça ainda mais os trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos pesquisadores de comunicação do estado do Piauí. O livro mostra o esforço desses profissionais em divulgar suas pesquisas contribuindo de sobremaneira para a pesquisa em Comunicação em nível nacional, como global. É importante ressaltar que a publicação se configura como um dos últimos trabalhos organizados por Valério Cruz Brittos, ainda em vida, mas publicado após sua morte. Valério faleceu em agosto deste ano. "Valério percorria o Brasil ( desde a Amazônia até o Sul) , a Europa, toda a América e África em palestras, seminários e aulas. Em cada lugar plantava suas ideias e congregava mais pesquisadores para investigação e publicação na área. No Piauí não foi diferente. Nas três visitas que fez por aqui ajudou a fundar o COMUM e a fazer com que a pesquisa em Economia Política da Comunicação pudesse ser desenvolvida aqui. os frutos começam a ser colhidos". A publicação internacional é uma prova real e física dessa contribuição entre tantas outras.
Renan Marques lembra ainda, que o artigo foi pensado com o foco de debater as questões do jornalismo brasileiro. De acordo com o autor o "JN no ar exibia elementos que mesclavam o jornalismo e as questões de mercado. Foi possível observar a questão da multiplicidade da oferta, já que muitos outros produtos, que não necessariamente jornalísticos, partiam desse programa", conta. Dentre estes elementos podem ser citados: livro com o diário de bordo, o acordo comercial com o Bradesco, e souverniers.