Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza primeira edição do Encontro Nordestino de Etnobiologia e Etnoecologia no Meio-Norte do Brasil

DSC04873  Abertura do IX ENEE

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) sediou entre os dias 01 a 04 de novembro, em Teresina, o IX Encontro Nordestino (IX ENEE) e o I Encontro do Piauí de Etnobiologia e Etnoecologia (I E3PI).

DSC04974Auditório da Biologia

Os eventos ocorreram simultaneamente e foram organizados pela Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBEE), resultando em decisões importantes e documentos como a Carta de Teresina, que requisita das Pró-Reitorias de Ensino das instituições de ensino superior, a inserção da disciplina Etnobiologia nos projetos pedagógico-curriculares (PPCs) dos cursos de Ciências Biológicas. O documento foi subscrevido pela SBEE e pesquisadores da área na plenária final do IX ENEE.

DSC04958Palestra magna de abertura realizada pelo Prof. Dr. Ulysses Paulino de Albuquerque

Em seu balanço a comissão organizadora dos eventos, que era presidida pelo Prof. Dr. Wedson de Medeiros Silva Souto e co-presidida pelo Prof. Dr. Nélson Leal Alencar, apresentou o saldo de 133 trabalhos submetidos, incluindo resumos simples e expandidos, além da participação de 370 inscritos, dos quais 65% vinham de outros estados. A composição da comissão contou, principalmente, com docentes da UFPI do Departamento de Biologia e de Licenciatura em Ciências da Natureza e Educação do Campo.

Esse foi o principal evento realizado pelo Departamento de Biologia da UFPI desde o ano de 2005. Êxito somado aos avanços apresentados pelo Programa de Desenvolvimento e Meio Ambientes (PRODEMA), no âmbito dos programas de Mestrado e Doutorado, classificados com o conceito ‘quatro’ e ‘cinco, respectivamente, junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Na oportunidade, também foram divulgadas as pesquisas realizadas em diversos programas pós-graduações do nordeste. Como os programas de Etnobiologia e Conservação da Natureza que possuem conceito ‘cinco’ junto a Capes. As instituições que tem essa classificação são a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE ), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Regional do Cariri (URCA).

O Prof. Dr. Wedson Medeiros propôs para SBEE a mudança do nome do evento para “Congresso Nordestino de Etnobiologia e Etnoecologia”, dado o patamar alcançado pelo ENEE em Teresina e a importância do Nordeste do Brasil em âmbito internacional de pesquisas etnobiológicas. Esta proposta será avaliada em 2018 em Belém, durante plenária da SBEE no XVI Congress of the International Society of Ethnobiology e o XII Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia.

O presidente da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia, Prof. Dr. Gustavo Taboada Soldati (UFJF), participou de todo o evento e elogiou a organização do IX ENEE, destacando que foi a edição mais organizada e completa, mesmo ocorrendo em tempos de cortes de recursos para a educação e pesquisa, categorizou o evento como um ato simbólico, de resistência e perseverança de toda a comunidade acadêmica da UFPI.

Na plenária final, realizada dia 04 de novembro no auditório Afonso Sena, João Pessoa-PB foi escolhida como sede do X ENEE (2019) e Fortaleza pré-escolhida como sede para 2021.

Mais imagens:

afonso sena encerramento

suely

Premiações:

Prêmio Prof. Alberto Kioharu Nishida, destinado aos três melhores trabalhos do IX ENEE, teve o seguinte resultado:

1º Lugar - Ceará/ UECE Iguatu

Título: PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS MORADORES RIBEIRINHOS DO BAIRRO JARDIM OÁSIS NO MUNICÍPIO DE IGUATU/CE EM RELAÇÃO À ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL DA LAGOA DA BASTIANA.

Autores: Ana Carolina Sabino de Oliveira, Bruna Letícia Pereira Braga, Marlos Dellan de Souza Almeida, Juan Carlos Ferreira Paulino, Alzeir Machado Rodrigues.

2º Lugar - Piauí/ UFPI Parnaíba e Teresina

Título: PERCEPÇÃO DOS MORADORES ACERCA DOS IMPACTOS DA AGRICULTURA IRRIGADA SOBRE A AVIFAUNA EM UMA ÁREA DE CAATINGA NO NORDESTE BRASILEIRO.
Autores: Suely Silva Santos, Muryllo dos Santos nascimento, Arthur Serejo Neves Ribeiro, Francisco das Chagas Vieira Santos, Francisco Eduardo Dos Santos Sousa, Wedson de Medeiros Silva Souto, Anderson Guzzi.

3º Lugar - Maranhão/ UEMA Caxias

Título: IMPORTÂNCIA AMBIENTAL DAS AVES E OS IMPACTOS NEGATIVOS DA CAÇA NA PERSPECTIVA DOS MORADORES DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL (APA) DO BURITI DO MEIO, CAXIAS-MA, BRASIL.

Autores: Anderson Felipe Teixeira da Silva, Hilda Raianne Silva de Melo, Daiane Chaves do Nascimento, Ana Priscila Medeiros Olímpio, Shirliane de Araújo Sousa, Domingos Lucas dos Santos Silva.

Prêmio profa. Roseli Farias Melo Barros, destinado aos três melhores trabalhos do Piauí no I E3PI, teve o seguinte resultado:

1º Lugar - UFPI Parnaíba e Teresina, TROPEN-MDMA

2º Lugar - UFPI Teresina/TROPEN-MDMA e PPG Geografia

Título: UM OLHAR QUE NADA FALA, MAS TEM MUITO A DIZER: UMA ABORDAGEM ETNOGEOMORFOLÓGICA POR MORADORES DE UMA COMUNIDADE RURAL NO NORDESTE BRASILEIRO.

Autores: Karoline Veloso Ribeiro, Karen Veloso Ribeiro, Emanuel Lindemberg Silva Albuquerque, Roseli Farias Melo de Barros.

3º Lugar - UFPI Teresina/TROPEN-MDM

Título: ETNOORNITOLOGIA EM UMA COMUNIDADE NA REGIÃO DO DELTA DO PARNAÍBA, UMA IMPORTANTE ÁREA DE BIODIVERSIDADE NEOTROPICAL NO NORDESTE DO BRASIL.

Autores: Francisco das Chagas Vieira Santos, Wedson de Medeiros Silva Souto, Suely Silva Santos, Arthur Serejo Neves Ribeiro, Muryllo dos Santos Nascimento, Reinaldo Farias Paiva de Lucena, Anderson Guzzi.