Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza o I Ciclo de Palestras da PRPG

UFPI realiza o I Ciclo de Palestras da PRPG

IMG_9082.jpg

Na manhã desta terça-feira (7), aconteceu no Auditório do Centro de Tecnologia (CT), a abertura do I Ciclo de Palestras da PRPG, que traz a temática “UFPI, em busca da excelência em Pós- Graduação”. O evento promovido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) tem como objetivo ampliar e intensificar ações institucionais voltadas à consolidação dos Programas de Pós-Graduação, tendo como público-alvo pesquisadores e pós-graduandos.

Estiveram presentes para compor a mesa de abertura o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes; a Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira; a Pró-Reitora de Pós-Graduação, Profa. Dra. Regina Lúcia Ferreira Gomes; Prof. Dr. Welter Cantanhede da Silva, Coordenador da PRPG; e a Diretora do Centro de Tecnologia, Profa. Dra. Nícia Formiga.

foto04matéria.jpg

O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes durante o evento

O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes falou sobre o aprimoramento que a PRPG está trazendo para os Programas de Pós-Graduação da Universidade. “Nós nos preocupamos com a Pós-Graduação da UFPI desde que  assumimos o primeiro mandato. Assim dividimos a Pró-Reitoria de Graduação e Pesquisa em duas Pró-Reitorias. Então, hoje temos atuando na UFPI a PRPG e a Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), para que tivéssemos as condições de um acompanhamento mais próximo tanto da pós-graduação quanto na área da pesquisa. Neste período de crises lançamos editais com recursos próprios do nosso orçamento, como a Bolsa Produtividade e recentemente lançamos um edital de apoio à publicação, ou seja, quem publicar artigos de A1 e B1 vai receber um recurso da Universidade por meio desse edital”, explicou.

A Pró-Reitora de Pós-Graduação, Profa. Dra. Regina Lúcia Ferreira Gomes, destacou as temáticas das palestras que serão abordadas durante o evento. “Nós da PRPG procuramos trazer palestrantes que pudessem contribuir realmente com as nossas propostas. Vemos, como exemplo, o professor Emídio Cantídio que tem um conhecimento forte sobre avaliação de pós-graduação e hoje ele vem nos dar orientações sobre planejamento para que as nossas ações sejam eficientes. Também estará presente o professor Fábio Lima que vai falar sobre a internacionalização na pós-graduação, ele conhece bem essa área, pois ele é presidente da comissão de internacionalização. Outra palestrante que irá contribuir para o evento é a professora Maria Clorinda, que irá abordar os impactos da atual política econômica na pós-graduação, pois esse é um tema que nos deixa aterrorizado pelo o que estar a vir pela frente, então ela vem nos auxiliar  para nos prepararmos para enfrentar a crise”, pontuou.

foto07matéria.jpg

Prof. Dr. Welter Cantanhede da Silva, Coordenador da PRPG

O Prof. Dr. Welter Cantanhede da Silva, Coordenador da PRPG, explicou o intuito do I Ciclo de Palestras. “O evento é uma forma de nós, da PRPG, estreitarmos as relações com os programas de pós-graduação da UFPI e contemplarmos a pós-graduação cada vez mais participativa e de qualidade. Assim, o Ciclo de Palestras será uma atividade integrante no calendário da nossa Instituição e se renovará a cada realização sempre acompanhando a temática de interesse da pós-graduação”, declarou.

foto01matéria.jpg

Prof. Dr. Pedro de Alcantara dos Santos Neto ministrando a primeira palestra do evento

A primeira palestra a compor o evento foi ministrada pelo Prof. Dr. Pedro de Alcantara dos Santos Neto, que abordou a temática “TheEnd - Ferramenta para Mapeamento Sistemático da Literatura”.

Atualmente, a Pós-Graduação da UFPI é constituída por 34 Mestrados Acadêmicos, 9 Mestrados Profissionais e 9 Doutorados.