Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Bom Jesus: UFPI Realizou 1º Dia de Campo da Fazenda Experimental Alvorada do Gurgueia
Início do conteúdo da página

Bom Jesus: UFPI Realizou 1º Dia de Campo da Fazenda Experimental Alvorada do Gurgueia

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Foto 3 Prof. Dr. Stélio Bezerra Pinheiro de Lima diretor do Campus Profª Cinobelina Elvas

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Grupo de Estudo e Pesquisa em Produção Animal e Bem Estar, realizou na manhã do dia 28 de outubro, o primeiro dia de Campo na Fazenda Experimental Alvorada do Gurgueia (FEAG), em Bom Jesus.

Foto 1 Estação Manejo de pastagens com colaboração dos alunos dos cursos de Zootecnia e Medicina veterinária

A Fazenda que acolheu o evento pertence a UFPI e está localizada na cidade de Alvorada do Gurguéia, sul do estado. O primeiro dia de campo propôs o tema: Integrando saberes - Animais e Vegetais, Comunidade – Universidade. Contudo, esse evento jamais seria possível sem a participação de todos e o apoio da Direção do CPCE, do Centro Acadêmico de zootecnia, do Núcleo de Agroecologia Vale do Gurguéia, FRUTAGRO, SFPENE, ADUFPI e Prefeitura de Bom Jesus.

5 Encerramento do dia de campo Equipe GEPPABE e participantes

A realização se deu a partir do projeto de extensão com a temática "Bem-estar animal", coordenado pelas professoras Priscila Teixeira de Souza Carneiro e Viviany Lúcia Fernandes dos Santos, com o propósito de uma produção animal mais racional e comprometida com o meio ambiente. Possibilitou o envolvimento de estudantes dos cursos de graduação em Zootecnia, Medicina Veterinária, Biologia, Engenharia agronômica, Engenharia Florestal, do Campus Professora Cinobelina Elvas, além de alunos da Escola Técnica de Bom Jesus e a da Escola Família Agrícola de Elizeu Martins, junto aos técnicos e produtores rurais das cidades de Bom Jesus, Eliseu Martins, Cristino Castro e Uruçuí.

O dia de campo foi dividido em seis estações: manejo racional na vacinação, desmame racional, manejo de pastagem, integração lavoura-pecuária-floresta, manejo conservacionista do solo e fruticultura. Também houve uma mostra dos trabalhos que já foram desenvolvidas na FEAG desde sua criação.

Segundo a coordenadora do projeto Profa. Dra. Priscila Teixeira de Souza Carneiro, a troca de saberes entre a comunidade acadêmica, agricultores, técnicos e a ocupação e visibilidade das atividades realizadas na FEAG, são o patrimônio de todos fazem a universidade, e de grande importância na consolidação do aprendizado de todos os estudantes.“Os objetivos principais foram alcançados com sucesso. A realização desse dia gantiu a protagonização dos estudantes do Grupo de Estudo e Pesquisa em Produção Animal e Bem-Estar (GEPPABE) do CPCE/UFPI na construção e realização do evento. E com esse sentimento de gratidão a todos que fizeram esse dia acontecer, nos fortalecemos na construção coletiva de uma Universidade justa, participativa, integradora e democrática, buscando sempre o diálogo, a troca de saberes, a valorização dos sujeitos e a formação de estudantes mais comprometidos com o meio ambiente, com as pessoas, plantas, solo e animais”, conclui.

O diretor do Campus, Prof. Dr. Stélio Bezerra Pinheiro de Lima, enfatizou que “o Dia de Campo da Fazenda Alvorada do CPCE foi um sucesso e atingiu todos os objetivos esperados. Fica evidente que precisamos intensificar nossas ações de inserção do Campus na região e ações como essa ajudam a concretizar essa relação, portanto, parabenizo todos os organizadores que abraçaram a causa e fizeram desse evento mais um grande marco do CPCE. A direção apoio e apoiará sempre a ações que estimulam e aproximam universidade da comunidade”.

Veja mais imagens:

Boas práticas na vacinação de bovinos

Foto 2 Abertura do dia de campo profª Drª Priscila Teixeira de Souza Carneiro coordenadora do evento

Profª Drª. Pollyana da Silva Manejo racional na vacinação de bovinos

 

Fim do conteúdo da página