Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Pró-Reitoria de Extensão realiza reunião com consultor do Banco Mundial sobre PROGERE
Início do conteúdo da página

Pró-Reitoria de Extensão realiza reunião com consultor do Banco Mundial sobre PROGERE

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17
Começam a ser apresentados os produtos da pesquisa destinada ao Estudo de Linha de Base monitoramento e avaliação dos impactos do Programa de Geração de Emprego e Renda no Meio Rural - PROGERE no Estado do Piauí, fruto de um Acordo de Cooperação firmado entre a Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (CEPRO), a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado do Piauí (SDR), com a ação investigativa de professores da UFPI.
prex
Profa. Dra. Cleânia Sales, Pró-Reitora da PREX, e professores da UFPI durante reunião
       
O PROGERE tem como objetivo de aumentar a renda dos pequenos produtores rurais em situação de pobreza. Os pesquisadores da UFPI, Prof. Dr. Josenildo de Souza e Silva e Prof. Dr. Eriosvaldo Lima Barbosa, com suas equipes estiveram em campo nos territórios dos Cocais, Carnaubais e Entre Rios, desenvolvendo os estudos de base para operação do referido Programa. 
       
A Fundação CEPRO organizou junto com a UFPI e SDR um significativo conjunto de informações originadas no campo por meio dos questionários, bem como elementos adicionais procedentes de Órgãos como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e a Fundação CEPRO.
     
Na última quarta-feira, dia 01 de novembro, aconteceu a apresentação do sumário executivo do relatório dos estudos, realizada pelo matemático Renato Martins da CEPRO e a Profa. Dra. Lieje de Souza Moura, da UESPI, no auditório da SDR, contou com representações do Banco Mundial, Governo do Estado e representando a UFPI se fizeram presentes a Profa. Dra. Cleânia de Sales Silva, Pró-Reitora da PREX e o Coordenador de Formação Continuada da PREX, Prof. Dr. Marcos Lira, com objetivo de apoiar o trabalho desenvolvido pelos professores pesquisadores da Universidade. 
     
Dentre as tecnologias socioambientais selecionadas para serem utilizadas no PROGERE destacam-se algumas técnicas desenvolvidas por projetos cadastrados na PREX, especificamente do Projeto Quintais Agroecológicos (PIBEX/BNB), coordenado pelo professor Josenildo Souza. Tal projeto será apresentado no VII Seminário de Extensão e Cultura da UFPI que acontecerá de 22 a 24 de novembro no Campus Ministro Petrônio Portela, em Teresina. 
     
Para o professor Josenildo Souza, na prática os "Quintais Agroecológicos" atuam na produção de trabalho como estratégia de fortalecimento da subsistência camponesa, geração de excedentes para comercialização em mercado de ciclo curto, a partir da construção partilhada de conhecimentos em tecnologias ambientais de apoio às transformações sociais de enfrentamento à pobreza e erradicação da miséria de jovens e mulheres rurais, objetivos fundantes do PROGERE.
     
Na ocasião, a Profa. Cleânia Sales destacou a relevância do projeto "Quintais Agroecológicos" no que se refere a sua ação extensionista no meio rural, contribuindo para  transformações na vida dos moradores das comunidades assistidas, bem como no que se refere aos desdobramentos em projetos afins, como por exemplo no PROGERE. 
     
A Pró-Reitora acenou, ainda, para a possibilidade de novas parcerias com vistas ao fortalecimento da articulação entre extensão rural e extensão universitária. 

 

Fim do conteúdo da página