Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Picos: alegria e diversão marcam o Dia das Crianças na UFPI/CSHNB

Picos: alegria e diversão marcam o Dia das Crianças na UFPI/CSHNB

Os sorrisos infantis se multiplicaram neste sábado, 28 de outubro, no Campus de Picos. A 1ª edição do UFPI Crianças – Quem brinca é mais feliz! abriu as portas da instituição para comemorar o Dia das Crianças, recebendo com festa filhos e sobrinhos de servidores, estudantes, terceirizados e convidados de instituições sociais, como Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Parque de Exposição, ONG Casa Aliança e Pelotão Mirim-4ºBPM.

Acompanhados pelos pais ou orientadores sociais, centenas de crianças vieram à Universidade aproveitar uma programação diversificada, que contou com apresentações artístico-culturais, 07 oficinas lúdicas, espaço de lazer com brinquedos, pipoca, algodão doce, pintura facial, espaço baby e um lanche especial no Restaurante Universitário. Ao final do evento, além dos brindes sorteados e distribuídos nas oficinas, cada criança foi presenteada com um Kit para Colorir.

O evento, realizado pela primeira vez na UFPI, é uma promoção do Núcleo de Assistência Estudantil (NAE), vinculada à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), diversos setores da UFPI e instituições externas.

Com o objetivo de institucionalizar ações de responsabilidade social que conectam a Universidade com o contexto em que está inserida, além de promover a aproximação entre a comunidade acadêmica e suas famílias à Universidade, o UFPI Crianças revela um novo olhar da atual gestão do Campus.   De acordo com a coordenadora do NAE, Anna Katarine, vislumbrou-se ainda, que toda iniciativa que agrega esforços para o “ato de brincar” tem um impacto direto na construção do ser social de cada criança.

Direção do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros e  Ballet Relevê

Entre as muitas opções para se divertir, as apresentações no Auditório Fontes Ibiapina foram um dos momentos de maior diversão para as crianças. Conduzido pelos Mímicos da Alegria, que tiraram muitas gargalhadas das crianças, houve ainda a participação do Ballet Relevê com os personagens da Liga da Justiça e os Vingadores, apresentação do Teatro Tempus da UFPI e a participação do estudante Anderson do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) com Capoterapia para as crianças.

Mímicos da Alegria animam as crianças

No segundo momento da programação foram realizadas Oficinas Lúdicas com propostas que estimularam a imaginação e habilidades das crianças. As oficinas foram:

• Brinque&Nutre – Projeto de extensão PET/UFPI/CSHNB
  • CidadECA – Curso de Serviço Social da Faculdade R.SÁ
  • Xilogravura e Pintura – Designer Katsu Brandão
  • Contação de Histórias – Núcleo de Assistência Estudantil (NAE)
  • Jogos e Brincadeiras – Curso de Educação Física da UESPI/PICOS
  • Matematicalizando – Curso de Matemática UFPI/CSHNB
  • Descobrindo os Fósseis - Laboratório de Paleontologia de Picos-UFPI/CSHNB

Oficina Descobrindo os Fósseis - Laboratório de Paleontologia da UFPI/CSHNB

Já o Restaurante Universitário se transformou num espaço de total acolhimento para um lanche especial para as crianças e acompanhantes. Após o lanche o espaço de lazer foi usufruído pelas crianças. Durante todo o evento a segurança das crianças não foi esquecida e pôde-se contar com os estudantes do Projeto de Extensão SAMU COMUNIDADE –UFPI/CSHNB.

Lanche especial no Restaurante Universitário

De acordo com o Diretor do Campus, Profº Gleison Monteiro, “esse evento pode ser caracterizado como uma imensa ação social a todas as crianças envolvidas. Nos seus semblantes foi possível perceber a alegria, o sentimento de valorização e a felicidade oportunizada através do brincar. Também nos sensibilizou para reavaliarmos que não adianta produzirmos “conhecimento” se, por vezes, ignoramos a comunidade na qual está fincada essa instituição. Logo, ponderamos, que este espaço institucional precisa ser humanizado e a Universidade precisa trazer a comunidade para o interior de seus espaços e oportunizar momentos coletivos de integração da comunidade, professores, técnicos, terceirizados... No entanto, nada disso teria acontecido sem o altruísmo da equipe do NAE e a capacidade que traçaram na mobilização de alunos e de parceiros para que tudo saísse perfeito. Ao NAE, alunos, parceiros, servidores, nosso muito obrigado!”

Espaço baby

“Como assistente administrativa da Universidade Federal, me senti muito feliz em prestigiar o evento que o NAE realizou com as crianças da comunidade. Fiquei encantada em ver a Universidade abrindo as portas para levar um pouco de alegria às crianças. A equipe do NAE está de parabéns, pois foi tudo bem organizado, onde as crianças puderam brincar de maneira saudável, segura e feliz! Foi um momento mágico e emocionante por ver tantas crianças felizes”, afirmou a técnica-administrativa Elizeth Leal.

Janayna Arruda, professora do curso de Administração, trouxe ao evento sua filha Valentina, de 03 aninhos. “Participar do I UFPI Crianças com minha filha foi um momento mágico!! Ver o nosso espaço de trabalho transformado em um ambiente lúdico para as crianças foi maravilhoso! Sentimos todo o amor dispensado para tornar a nossa tarde memorável. E posso afirmar que vocês conseguiram!! Eu e Valentina agradecemos a equipe do NAE por ter nos proporcionado uma tarde, como disse a minha filha, incrível!!! Que venham outros UFPI Crianças”, afirmou a servidora.

Confira outras fotos aqui.