Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Seminário Formação e Prática Docente: conhecimentos e mediação pedagógica

Seminário Formação e Prática Docente: conhecimentos e mediação pedagógica

DSC 0899

Acontece nesta sexta-feira, 27, o Seminário Formação e Prática Docente: conhecimentos e mediação pedagógica, fruto do projeto de extensão realizado pelo Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Formação de Professores e Práticas Educativas (NEFORPE), coordenado pela Profa. Dra. Mirtes Gonçalves Honório, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A Camerata Emmanuel Coelho Maciel, regida pelo Prof. Cássio Henrique Martins, realizou a abertura do encontro.

DSC 0911

Profa. Mirtes Gonçalves Honório

O evento ocorre no Cine Teatro até as 13h e se estenderá para o turno da tarde, a partir das 14h, com apresentação de banners no Auditório de Extensão, e às 16h se iniciará a de comunicação oral, na sala dois do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED). “Nós tivemos 250 participantes inscritos, destes, 48 tiveram trabalhos aprovados para apresentação na forma de Banner e na forma de comunicação oral”, comenta Profa. Dra. Mirtes.

DSC 0906

Prof. Dr. Aécio Bezerra, Profa. Dra. Nadir Nogueira, Prof. Nelson Cardoso e Profa. Mirtes Honório

A mesa de abertura do Seminário foi composta pela Reitora em exercício, Profa. Dra. Nadir Nascimento Nogueira, pelo Pró-Reitor de Ensino e Graduação (PREG), Prof. Dr. Nelson Juliano Cardoso; pelo Coordenador de Programa e Projetos do Departamento de Planejamento e Política Agrícola, Prof. Dr. Aécio Bezerra e pela coordenadora do NEFORPE. “Aqui queremos louvar a iniciativa daqueles que conduziram e estão conduzindo a formação da prática da docência, com o enfoque dos conhecimentos em mediação pedagógica, um desafio de trabalhar a interdisciplinaridade dentro do conhecimento e da formação dos nossos professores, que estão na rede básica de formação", frisa a Profa. Dra. Nadir Nogueira.

DSC 0918

Profa. Dra. Nadir Nogueira destaca a importância da realização do Seminário

A conferência de abertura foi proferida pela Profa. Dra. Hilma Passos, da Universidade de Brasília (UnB), cujo tema trata do currículo disciplinar na forma inicial. Em seguida houve a formação de uma mesa-redonda, com a participação do Prof. José Ivo Pedrosa, Coordenador do Curso de Medicina do Campus de Parnaíba; outra convidada foi a professora Ivonete Amorim, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o Prof. Adalberto Socorro da Silva, professor do Curso de Ciencias Biológicas da UFPI, e a Profa. Eliete Pierot, da UESPI. "Eles vão fazer um relato de experiências sobre interdisciplinaridade, o trabalho que eles vêm desenvolvendo nas instituições”, complementa a Profa. Mirtes.

O Seminário tem como parceira a PREG, o Plano Nacional de Formação e Professores da Educação Básica (PARFOR), o Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) e a Pró-Reitoria de Ensino e Extensão (PREX).

Confira mais fotos:

DSC 0859