Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Coordenador do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) tem artigo publicado em Revista de Filosofia - Dissertatio
Início do conteúdo da página

Coordenador do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) tem artigo publicado em Revista de Filosofia - Dissertatio

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17
O Coordenador do Mestrado Profissional em Filosofia PROF/FILO (UFPI), Professor Dr. José Sérgio Duarte da Fonseca, teve seu artigo "Naturalismo, Normatividade e a Naturalização da Prática Científica" publicado na  revista de Filosofia - Dissertatio, que possui Qualis A2, do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política da Universidade Federal de Pelotas. 
 
O artigo trata do problema de como entender a prática científica em termos naturalistas. Uma das dificuldades de tal tarefa é saber como integrar a prática científica, que é inerentemente normativa, no quadro anormativo do mundo natural que ela mesma constrói.Uma solução possível para este problema será explorada no artigo, que seria a adoção de uma perspectiva teórica, a qual chamarei de “naturalismo normativo”, onde a própria natureza é descrita como inerentemente normativa. 
 
José Sérgio Duarte da Fonseca possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF) (1993), Mestrado (1998) e Doutorado (2003) em Filosofia pela  Pontífia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRio). Foi Bolsista de Pós-Doutorado da FAPERJ no Centro de Ética e Filosofia da Mente do Departamento de Filosofia da UFRJ em 2004-5, Bolsista DCR no Departamento de Filosofia da UFPI em 2006. Participou como coordenador da comissão para a criação do Programa de Pós-Graduação em Ética e Epistemologia (PPGEE) da UFPI. Foi Professor Visitante no Departamento de Filosofia da UERJ em 2007. 
 
Tem  experiência nas áreas de Filosofia Política e Filosofia da Mente, abordando temas como cognição não-clássica (corporificada; estendida; situada) e suas relações com as perspectivas pós-humanistas, bem como temas que relacionam Filosofia política normativa e não normativa, e teorias do reconhecimento e seus críticos feministas e desconstrutivistas e suas implicações para a Filosofia da Educação. Coordenador do Mestrado Profissional para o Ensino de Filosofia (PROF-FILO) na UFPI.
 
Revista Dissertatio de Filosofia
 
A Revista Dissertatio de Filosofia (RDF) é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pelotas. RDF publica artigos originais, estudos críticos, traduções devidamente autorizadas pelos autores e/ou representantes legais, com introdução, comentários e notas de temas relevantes na História da Filosofia, assim como resenhas. Desde 2015, a RDF começou a publicar volumes de fluxo contínuo e volumes suplementares em um mesmo número, ao invés de intercalar volumes de fluxo contínuo com números temáticos (dossiês). Em 2016, a Revista Dissertatio de Filosofia migrou para a Plataforma Open Journals (viabilizada pelo Public Knowledge Project), com o objetivo de qualificar e agilizar seus processos editoriais. Em 2017, o objetivo é intensificar o processo já em curso de internacionalização. Neste sentido, a periodicidade da revista passará a ser quadrimestral, seguindo as diretrizes dos principais indexadores internacionais.
 
Confira o artigo aqui.

Fim do conteúdo da página