Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI celebra 25 anos da Editora Universitária (EDUFPI)
Início do conteúdo da página

UFPI celebra 25 anos da Editora Universitária (EDUFPI)

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

convite edufpi

Criada em 22 de outubro de 1992, a Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI), órgão vinculado à Superintendência de Comunicação Social (SCS), completa 25 anos de atividade, contribuindo para levar cada vez mais longe a produção científica, histórica, técnica e literária realizada na Universidade. Em alusão à data, a UFPI realizará nesta sexta-feira, dia 27 de outubro, às 19h, na sede da Editora Universitária, uma solenidade de comemoração.

A Editora da UFPI já publicou mais de 1.200 livros, lançou novos autores e investiu na publicação de obras fundamentais para o atendimento à comunidade acadêmica, constituindo-se como um canal de comunicação com a sociedade, bem como com a própria Instituição, propagando conhecimento, apoiando a disseminação de obras de interesse para a comunidade acadêmica e de relevante valor cultural, histórico e artístico.

edufpi obras 3

Cerca de 1.200 obras são vendidas anualmente

Nos últimos anos, a EDUFPI cresceu em número de publicações e representatividade. Na gestão do Reitor Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, as publicações passaram de 573 para mais de 1100, entre edições e concessões de ISBN. Em 2016, a EDUFPI teve seu milésimo International Standard Book Number (ISBN) atribuído pela Agência Brasileira do ISBN, órgão ligado à Biblioteca Nacional. E isso foi possível porque a Editora tem publicado e apoiado cada vez mais obras. Atualmente, a EDUFPI possui uma média anual de publicações em torno de 100 títulos registrados na Agência Nacional do ISBN/Biblioteca Nacional e a Livraria Universitária Monsenhor Melo vende por ano cerca de 1.200 obras.

EDUFPI MINI DOC

EDUFPI e Livraria Universitária Monsenhor Melo 

“Desde que assumimos a Reitoria da UFPI, nós criamos a Superintendência de Comunicação Social para cuidar da Rádio, da Gráfica, da Editora, e a partir daí passamos a apoiar mais as ações ligadas a esses órgãos. Nesse sentido, nós tivemos um crescimento muito grande da nossa Editora, que estava praticamente paralisada. Contratamos mais servidores, adquirimos mais equipamentos, e hoje, a nossa Gráfica possui um parque de equipamentos capaz de produzir os livros sem precisar terceirizar. Também conseguimos estimular os nossos professores a divulgar o conhecimento produzido na Universidade, pois esse conhecimento precisa ser divulgado para a comunidade. E por meio das publicações da Editora nós estamos conseguindo realizar isso”, explica o Reitor.

reitor

Reitor Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

O Diretor da EDUFPI, Prof. Dr. Ricardo Alaggio, avalia que a melhoria da produção tanto em termos de qualidade como em quantidade, foi possível graças ao forte apoio da Superintendência de Comunicação que tem pensado de maneira estratégica a partir da recuperação e ampliação do parque gráfico, que possibilitou a EDUFPI estar equiparada às grandes editoras universitárias nacionais. “Todo o resultado que temos alcançado é fruto de um trabalho coletivo e apoiado pela Administração Superior da Universidade. Como prova disso temos um número cada vez maior de publicações e a nossa participação em eventos de grande porte em todo o país, que resulta dessa nova política do Reitor José Arimatéia Dantas Lopes e da Superintendente de Comunicação Social, Jacqueline Lima Dourado, de apoiar decididamente a nossa Editora, levando tudo aquilo que é fruto da pesquisa e da atividade importante de fazer livros por parte dos nossos professores”, destaca.

prof ricardo edufpi

Diretor da EDUFPI, Prof. Dr. Ricardo Alaggio

Para a Profa. Dra. Jacqueline Lima Dourado, Superintendente de Comunicação Social, a parceria estabelecida entre os órgãos que possuem projetos para melhorar a divulgação da Universidade Federal do Piauí, em especial, a Gráfica, juntamente com a Editora e a Livraria Monsenhor Melo, tem sido um trabalho constante. “Um dos grandes desafios tem sido manter o nível das publicações aprovadas pelo Conselho Editorial da UFPI, participar de feiras e bienais, manter e fazer convênios com academias e bibliotecas públicas. A expansão do projeto de produção de livros e feiras, tanto no Piauí como fora do estado, fará com que a Editora se mostre cada vez mais produtiva, levando o conhecimento da melhor forma possível”, afirma.

profa jacqueline

Profa. Dra. Jacqueline Lima Dourado, Superintendente de Comunicação Social

Levando a produção acadêmica cada vez mais longe

Uma missão constante de todas as editoras, principalmente, as universitárias é a distribuição das obras publicadas, para que o livro circule e chegue ao conhecimento de um público cada vez maior. Assim, uma forma eficaz de fazer com que as obras alcancem um público diversificado é a participação em feiras e bienais. A partir de 2013, a EDUFPI passou a contar com um maior apoio institucional para que fosse possível sua participação em eventos de todo o Brasil.

Nesses anos a EDUFPI participou do Salão do Livro do Piauí (SALIPI), do Festival de Cultura e Feira Literária de Oeiras-PI, do Salão do Livro de Bom Jesus (SALIBOM), do Salão do Livro de Valença (SALIVA), da Bienal do Livro e da Leitura de Brasília (DF), Bienal Internacional de São Paulo (SP), do Festival CPCE Cultura em Alta em Bom Jesus (PI), Bienal do Livro do Ceará (CE), Festa Literária da Universidade Federal do Vale do São Francisco (BA), Bienal do Rio de Janeiro (RJ).

Todos esses anos, a EDUFPI ainda esteve presente no Encontro Anual da Associação das Editoras Universitárias (ABEU), que acontece sempre no mês de abril em diferentes cidades do país. Durante o evento, diretor e funcionários participam de palestras, cursos e treinamentos.

Além disso, foi dado seguimento à parceria com a Academia Piauiense de Letras, publicando importantes obras em coedição. A EDUFPI, por meio da UFPI, firmou ainda convênio com a Academia Campomaiorense de Letras para publicação de obras de interesse da comunidade em geral.

Para o Reitor, é fundamental o trabalho desenvolvido pela Editora da UFPI na multiplicação de obras publicadas e no fortalecimento do cenário editorial piauiense, frisando que a participação em eventos nacionais consiste na política iniciada em 2012 de apoiar os pesquisadores do Piauí.

 “A Editora da UFPI não apenas publica, ela também leva esses títulos para serem divulgados por todo o Brasil, transformando esses eventos em grandes oportunidades de dar visibilidade às obras dos nossos autores. Dessa forma, trabalhamos no sentido de divulgar a nossa produção científica e literária. Temos incentivado nossos estudantes de pós-graduação e docentes a publicarem seus livros. Apostamos também na divulgação das obras, com participação maciça em feiras e eventos literários. Firmamos convênios com a Academia Piauiense de Letras para a publicação de livros do centenário da Academia, além de convênios com outras academias de cidades do Piauí”, afirma.

SALIPI na UFPI

A UFPI, juntamente com a Fundação Quixote, é correalizadora do maior evento literário do estado, o Salão do Livro do Piauí (SALIPI). A realização do evento no Campus Ministro Petrônio Portella aproximou ainda mais a comunidade da Editora, permitindo que a EDUFPI fosse inserida no rico contexto de fomento à leitura e produção literária, que é o SALIPI.

stand edufpi

Stand da EDUFPI no SALIPI

“Durante as edições do Salão do Livro a EDUFPI esteve presente divulgando e comercializando suas publicações, participando de eventos culturais e, principalmente, lançando novos livros. Em 2014 foram 14 títulos lançados, já em 2015 foram 21 os lançamentos. Em 2016 a EDUFPI lançou 38 livros no SALIPI e em 2017 foram mais de 40 títulos. Ao mesmo tempo, estes lançamentos possibilitaram a participação de nossos autores, majoritariamente professores da UFPI, nas mais diversas atividades dentro do evento, tais como palestras, lançamentos e entrevistas. A editora também serviu como ponto de apoio a uma grande série de atividades que permitiram uma melhoria no salão do livro como um todo”, explica o Diretor da EDUFPI.

Durante todo o evento, a EDUFPI conta ainda com a parceria da Rádio Universidade FM, Coordcom e TV UFPI, que realizam a cobertura dos lançamentos e fazem entrevistas com autores no estande da EDUFPI e no Bate-papo Literário.

Conquistas alcançadas pela EDUFPI

 - DOI (Digital Object Indentifier)

Por meio de um acordo entre a Universidade Federal do Piauí e a ABEC – Associação Brasileira de Editores Científicos, a EDUFPI pode emitir o Digital Object Indentifier (DOI) para as publicações da Universidade Federal do Piauí. Conquistado pela UFPI após dois anos de tentativa, o DOI consiste em um sistema um identificador único de documento digital, que serve para qualquer tipo de publicação, como artigos, teses, livros, fotos e demais mídias digitais, associando a cada objeto seus dados básicos e sua origem.

O DOI atribui um número único e exclusivo a todo e qualquer material publicado. Este número de identificação da obra é composto por duas sequências: (1) um prefixo (ou raiz), que identifica o publicador do documento; (2) um sufixo determinado pelo responsável pela publicação do documento. A ferramenta foi idealizada pela DOI Foundation, em 1998, no Reino Unido. O DOI é fundamental para a indexação das produções científicas da UFPI.

 “Havia uma demanda muito grande da Universidade em torno desse tipo de registro, que é importantíssimo para nossos pesquisadores e para os editores das revistas eletrônicas. É um grande avanço que vai possibilitar o aumento da qualidade, da qualificação da revista dentro da classificação geral da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que analisa a qualidade dessas revistas. Vai permitir, também, uma maior divulgação dos artigos escritos pelos nossos pesquisadores que estão nos periódicos. A CAPES tem o índice de impacto que é a forma de mensurar como o artigo impacta e como é citado, e o DOI permite, com maior facilidade, que as pessoas tenham acesso a nossas revistas, isso vai aumentar o impacto das nossas revistas em nível mundial”, destaca o Prof. Dr. Ricardo Alaggio.

- Programa de Extensão

Foi criado pela EDUFPI o Projeto de Extensão de Apoio à Produção e Divulgação Editorial e Cultural da Universidade Federal do Piauí, que permitiu que uma fundação de apoio operacionalize as atividades da Editora, buscando a interação com instituições e parcerias, possibilitando a integração com outros segmentos da sociedade e trazendo para a UFPI a oportunidade de novos investimentos na instituição, capacitação de seu pessoal técnico, dentre outros benefícios para a comunidade acadêmica.

Por meio dessa parceria, a EDUFPI pode continuar a sua política de publicação de textos universitários e a Livraria Universitária Monsenhor Melo agora pode fazer vendas por meio de cartão de crédito e e-commerce.

- Reforma, imobiliário, equipamentos e funcionários

Desde o início da atual gestão, a EDUFPI passou por diversas modificações. Em 2014 teve sua sede inteiramente reformada, ganhando nova fachada, nova iluminação, pintura e melhoramento do espaço interno. Além disso, todo o mobiliário foi renovado. A EDUFPI recebeu, ainda, equipamentos de informática.  

Houve mudanças também no que diz respeito ao quadro de funcionários. A EDUFPI, que contava com o diretor e mais dois servidores (um na função de livreiro e outro na função de assistente de administração), passou a contar com mais cinco funcionários: uma editora de publicações, uma assistente de administração e mais três funcionários terceirizados.

- Site

Outra conquista importante alcançado pela EDUFPI foi a divulgação das obras publicadas. Hoje, a Editora conta com um site próprio, hospedado na página da UFPI, onde é possível a publicação de e-books e a disponibilização do um catálogo atualizado, assim como a produção de material de divulgação institucional e de lançamentos.

Livraria Monsenhor Melo

As obras publicadas pela Editora da UFPI estão disponíveis na Livraria Monsenhor Melo, localizada próximo ao espaço Rosa dos Ventos, no Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina. Os livros podem ser encontrados, também, em outras livrarias fora das dependências da UFPI.

InstalacaoLivraria

Os professores Charles Carvalho Camilo da Silveira e Fabiano de Cristo Nogueira na inauguração da Livraria Universitária Monsenhor Melo, em 1992

Ligada à EDUFPI, a Livraria Monsenhor Melo também passou por mudanças significativas. Em 2015 passou por reforma estrutural e ganhou uma nova fachada, nova iluminação, equipamentos de informática, além de novo mobiliário. Além disso, passou a contar com o sistema de controle de estoque e de vendas. Esse foi um passo fundamental para a organização e crescimento do setor. Os resultados já são sentidos: de uma média anual de 900 títulos, passou para 1.500 obras vendidas anualmente.

Publicações da EDUFPI ganham maior visibilidade 

A credibilidade da EDUFPI faz com as obras publicadas por ela ganhem cada vez mais notoriedade. O Prof. Dr. Solimar Oliveira Lima, um dos autores da obra “Africanidade e Afrodescendência na Produção de Saberes na Universidade Pública: a experiência da UFPI”, que será lançada pela EDUFPI, destaca que “a quantidade e a qualidade das publicações apontam para uma excelência quando se trata de produções acadêmicas. Certamente, se mantida a política editorial, a EDUFPI se consolidará como uma referência  no mercado, para além do Piauí e região. Como prata da casa, acredito que, com minha produção, ajudo a qualificar a nossa editora. Ela deve ser um ponto de partida para divulgação do que fazemos. Além disso, o fato de ser uma editora universitária, facilita diálogo e respeito com pesquisadores e instituições nacionais e internacionais. A  marca da editora  é indicativo de credibilidade”, avalia.

O sociólogo John Wedson dos Santos Silva, egresso do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPI, teve sua dissertação transformada em livro e editada pela EDUFPI. Para ele, por contar com uma editora própria, a UFPI está em sintonia com o que se aguarda da ciência quanto à socialização do conhecimento produzido.

capa livro john

Capa do livro “Pichando a Capital: juventude, resistência e cultura em Teresina – Piauí” que será lançado pela EDUFPI

“A EDUFPI, há 25 anos, vem difundindo a produção cientifico-acadêmica da Universidade. Na consulta ao Catálogo de Publicações EDUFPI de 2017, por exemplo, é nítido que os índices de publicação da Editora Universitária são positivos.  Paulatinamente, é percebido ainda que tem sido crescente o empenho em realizar publicações das pesquisas conduzidas por alunos dissentes dos programas de pós-graduação stricto sensu da UFPI.  Com o esforço, a Universidade Federal se coloca em dias com a agenda de divulgação do saber acadêmico, o que é formidável não apenas para a vida científica, mas para a vida cultural piauiense e das demais regiões do país”, afirma o autor da obra “Pichando a Capital: juventude, resistência e cultura em Teresina – Piauí”.

Durante o evento de comemoração dos 25 da EDUFPI, serão lançadas as seguintes obras:

“Articulações e Re(a)presentações Linguísticas: uma reflexão sobre língua e discurso em processo”, organizado por Luciana Maria Libório Eulálio; Margareth Torres de Alencar Costa; Maria Angélica Freire de Carvalho e Yana Liss Saores Gomes.

“Revista LES”, do Programa de Pós-Graduação em Educação.

“Africanidade e Afrodescendência na Produção de Saberes na Universidade Pública: a experiência da UFPI”, organizado por Ana Beatriz Sousa Gomes e Solimar Oliveira Lima.

“Pichando a Capital: juventude, resistência e cultura em Teresina – Piauí”, de John Wedson dos Santos Silva.

“Gestão da Política Nacional de Educação: desafios contemporâneos para a garantia do direito à educação”, organizado por Rosana Evangelista da Cruz e Samara de Oliveira Silva. 

“Geografia em Debate”, organizado por Andrea Lourdes Monteiro Scabello; Cleonice Carvalho Silva; Maria do Socorro P. Sousa Andrade e Raimundo Lenilde de Araújo.

“Enfermeiros que Cuidam de Crianças”, organizado por Mychelangela de Assis Brito e Silvana Santiago da Rocha.

Saiba mais sobre a EDUFPI:

logoedufpi play 1

 

Fim do conteúdo da página