Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza dia D de Promoção da Saúde da Mulher

UFPI realiza dia D de Promoção da Saúde da Mulher

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com a Superintendência de Recursos Humanos (SRH), realizou na manhã desta quarta-feira (25), o dia D de Promoção da Saúde da Mulher, alusiva ao Outubro Rosa, no Espaço Rosa dos Ventos.

A  “Campanha do Lenço”, um convite para a comunidade doar lenços para as mulheres em tratamento de câncer no Hospital Universitário (HU), faz parte da programação. Além disso, o evento conta com atividades lúdicas, ações educativas e vacinação. Nos estandes informativos, os participantes recebem orientações sobre: prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama; uso de preservativos femininos e masculinos na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, distribuição de insumos; direitos da pessoa com câncer; importância da atividade física; e orientação nutricional.

Para a secretária Ana Cristina Lemos, recepcionista da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PREG), o evento tem uma boa iniciativa. "É importante ampliar a abordagem do tema. Apesar de sempre falarmos sobre a questão dos cuidados com o câncer de mama, a informação não chega para todos", enfatiza.

IMG 8940

O posto de vacinação é um dos pontos mais procurados pelos alunos e funcionários  por oferecer vacinas acessíveis contra febre, hepatite, febre amarela e tétano. Para Raylene Borges, estudante de História, o evento é de extrema importância, pois torna a vacinação mais disponível aos estudantes. "É muito bom e acessível, muitas vezes não temos tempo para ir ao posto de saúde do nosso bairro", conta.

IMG 8945

A expectativa dos organizadores da ação é arrecadar um número significativo de lenços para serem doados. "A campanha tem sido um sucesso, muita gente se envolveu e se solidarizou", diz Libia Mafra, assistente social da Superintendência de Recursos Humanos e uma das organizadoras do evento.

IMG 9055