Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto de extensão do Curso de Biologia levará atividades de oficina e apresentações para Nazária do Piauí e Teresina

O projeto de extensão, "O conhecimento de estudos do ensino fundamental e médio do meio-norte do Brasil acerca da fauna silvestre: avaliação e estratégias para contemplar a fauna nativa no ensino de Zoologia", do Curso de Biologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizará no dia 26 de outubro e 27 de novembro, atividades de oficina e apresentações sobre a diversidade, conservação e importância da Mastofauna e Avifauna nativa, com ênfase para as espécies da região Meio-Norte (Piauí e Maranhão), nos municípios de Nazária (Unidade Escolar Hilton Leite de Carvalho) e em Teresina (Unidade Escolar Caluzinha Freire).

Durante o evento, ocorrerá o pré-lançamento de duas cartilhas paradidáticas sobre aves e mamíferos nativos para o público do Ensino Médio. A cartilha será disponibilizada oficialmente em e-book no primeiro semestre de 2018, gratuitamente em PDF no site da UFPI e na página do Laboratório de Zoologia, Uso e Conservação da Fauna Ecotonal da América do Sul (ZUCON) no Facebook.

O estudo é coordenado pelo Prof. Dr. Wedson de Medeiros Silva Souto, do Departamento de Biologia da UFPI (DBIO), e conta com a subcoordenação dos professores Dr. Bruno Grabriel Nunes Pralon, também do DBIO, e da Dra. Patrícia Maria Martins Nápolis, do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. Em oportunidades anteriores à execução dessa atividade, o projeto realizou uma análise do conhecimento da fauna nativa entre alunos do ensino médio em três escolas do Piauí em diferentes contextos sociais, onde foi percebido a influência de fatores sociais (urbanização e local de moradia) dos alunos no conhecimento sobre aves e mamíferos nativos e exóticos.

Em setembro, o grupo efetuou atividades extensionistas no município de Lagoa Alegre, com ampla aceitação da comunidade escolar local.

Confira as fotos das atividades extensionistas município de Lagoa Alegre:

projeto

projeto3