Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professora da UFPI é premiada em Congresso Internacional da WDA

Professora da UFPI é premiada em Congresso Internacional da WDA

A professora de Clínica e Manejo de Animais Silvestres, do Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Lilian Catenacci, foi contemplada com o prêmio de melhor apresentação de trabalho cientifico no 66º Congresso Anual da Wildlife Disease Association (WDA) em San Cristobal de Las Casas, México.

A WDA foi fundada em 1951 nos Estados Unidos e mantém a missão de adquirir, disseminar e aplicar conhecimento sobre a saúde e doenças de animais selvagens em relação à sua biologia, conservação, e interações com seres humanos e animais domésticos. Hoje, a WDA está espalhada em todo o mundo por meio de comitês regionais também na América Latina, Europa, Ásia, África e Oceania.

O congresso deste ano (2017), teve participação de mais de 25 países e é um dos mais importantes para quem atua na área. “Eu não esperava o prêmio e nem sabia que estava concorrendo. Fui lá, apresentei na sessão oral do Congresso e para minha felicidade fui contemplada. Isto foi fruto de muito trabalho, articulação, dedicação, competência e também amor pelo que faço", declara Profa. Catenacci.

A pesquisa apresentada abordou o tema One Health (Uma saúde) na investigação de arboviroses, como dengue, zika, febre amarela, etc. em humanos, mosquitos e animais silvestres em vida livre. “É pensar em conservação dos recursos naturais de maneira integrada com áreas de saúde, meio ambiente e educação", complementa a docente. Após receber o prêmio, Profa. Lilian foi convidada a escrever uma matéria no Boletim informativo da Associação (que estará disponível em breve no site da WDA) e a ser representante do Brasil do Student Chapter da Associação.

Profa Lilian premio wda

Profa. Lilian Catenacci no 66º congresso da WDA

Aos interessados sobre as pesquisas da WDA e em como ingressar no Student Chapter, acesse o site da Associação ou entre em contato diretamente com a professora, lotada no campus de Bom Jesus.