Mestrado Profissional em Saúde da Mulher realiza ação social no bairro Piçarreira I

WhatsApp Image 2017 10 20 at 13.08.38

Coordenadora do Programa de Mestrado em Saúde da Mulher, Profa. Dra. Lis Medeiros durante a ação social

O Mestrado Profissional em Saúde da Mulher da Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da disciplina de Promoção da Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Piauí (Sesapi) promoveu no dia (18), quarta-feira, na Igreja de São Francisco de Assis e Santa Clara no bairro Piçarreira uma a atividade social destinada à saúde da mulher e homem. Cerca de 150 pessoas do Bairro Piçarreira participaram do evento.

WhatsApp Image 2017 10 20 at 13.08.42 1

Mesa de prestação de serviços de consultas medicas e exames gratuitos 

Organizado pelo professor Anderson Nogueira Mendes, a atividade social tive como objetivo promover ação de promoção da saúde em uma comunidade, articulando estratégias educativas, preventivas, de diagnóstico e tratamento. “Trata-se de uma ação, onde os alunos que participam da disciplina de Promoção da Saúde prestaram serviços com realização de consultas medicas, testes de glicemia e HIV e palestras com as seguintes temáticas: DST; Plantas Medicinais com distribuição de plantas; Drogas e Violência, Saúde Bucal e Tabagismo”, explica.

WhatsApp Image 2017 10 20 at 13.08.38 1

Distribuição de cartilhas 

O Prof. Dr. Anderson Nogueira, acredita que é necessário otimizar em uma ação direta os ensinamentos teóricos que são disponibilizados pela disciplina em sala de aula. Ele propõe que é preciso se inserir em um contexto social que evidencie as problemáticas e possibilite esclarecer a falta de informações de determinados aspectos da saúde da mulher e do homem. 

WhatsApp Image 2017 10 20 at 13.08.41 1

Realização de exames 

“Temos dentro do curso uma multidisciplinaridade de alunos, entre médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, odontologistas, biólogos e farmacêuticos. Por conta disso é que surgiu a possibilidade de fazer uma ação numa comunidade carente, obviamente por todas as problemáticas presentes dentro de uma. Achamos por bem não só falar teoricamente como é uma ação de promoção da saúde, mas também viabilizar uma ação direta”, relatou o Prof. Dr. Anderson Nogueira Mendes. 

WhatsApp Image 2017 10 20 at 13.08.42

Atendimento à comunidade 

Saiba mais:

O Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Mulher há dois anos tem participação em atividades na campanha do Outubro Rosa, como a caminhada que ocorre anualmente em Teresina. A coordenação do programa de mestrado amplia suas ações para os campus fora de sede, como o Campus Ministro Reis Velloso em Parnaíba, que também irá promover uma ação social como esta, em decorrência da campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama.

Segundo a Coordenadora do Programa de Mestrado em Saúde da Mulher, Profa. Dra. Lis Medeiros, a proposta de curso baseia-se em discutir medidas que melhorem a assistência da rede pública de saúde à mulher e contribuir para a assistência ao usuário do Sistema Único de Saúde.