Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Solenidade marca abertura do VII Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI

Solenidade marca abertura do VII Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI

A Universidade Federal do Piauí é sede para a sétima edição do Encontro de Pesquisa em Educação. A solenidade de abertura aconteceu no início da noite nesta segunda-feira (10), no Cine Teatro da UFPI e contou com apresentações culturais e a conferência de abertura com a Prof.ª Dr.ª Rita de Cássia Prazeres Frangella, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. O evento foi prestigiado por alunos, professores e pró-reitores.

Durante a conferência, Rita de Cássia falou da pesquisa como tradução e destacou que o pesquisador deve ter um olhar pretensioso, mas também é necessário um olhar mais qualificado no sentido de desvelar e compreender o contexto original da realidade. "A pesquisa deve apontar sentidos, ser um fator multiplicador dentro do seu contexto. Ela é apenas o ponto de partida para várias perspectivas e isso é tradução", disse.

De acordo com a coordenadora do evento, Profª. Dr.ª Neide Cavalcante Guedes, nesta edição o encontro recebeu mais de 850 inscrições de alunos não só da UFPI, mas de outras instituições.

"Ficamos muito felizes em saber que o evento já saiu do circuito do Nordeste e conta hoje com trabalhos de outros estados como Paraná e Minas Gerais. Isso demonstra a importância do evento que é realizado para destacar a importância das pesquisas no campo da educação", disse a coordenadora.

Representando o reitor José Arimatéia Dantas Lopes, a pró-reitora de Ensino de Graduação, Regina Ferraz, disse que o evento acontece em um momento importante para a UFPI, que foi avaliada com nota 4 pelo Índice Geral de Cursos, ficando entre as mais de 180 instituições com essa nota.

"Nós acolhemos esse encontro com muita satisfação porque sabemos que é através da pesquisa e da educação que acontece a evolução da sociedade. A Universidade Federal do Piauí se preocupa com a qualidade e o investimento em estrutura física e humana para elevar a instituição a uma situação confortável em relação às demais instituições de ensino", disse Regina Ferraz.

O Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI segue até a quarta-feira (12) com várias atividades que serão realizadas no Centro de Ciências da Educação (CCE). Durante esses dois dias questões como a pesquisa e ensino no campo da Filosofia, currículos, diversidades e movimentos sociais, estarão na pauta das discussões.

A solenidade de abertura do evento contou com apresentação cultural de alunos do Curso de Música da UFPI, que prestaram homenagem ao Centenário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, executando algumas de suas músicas.