Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Delegação brasileira é campeã por equipe da XXII Olimpíada Ibero-Americana de Química

WhatsApp Image 2017 10 14 at 22.23.18

Da esquerda para a direita: Prof. Dr. Sérgio Melo (chefe da delegação), Prof. Dr. Fabiano Gomes (observador, UFRN), os estudantes: Lígia Toscano (Medalha de Ouro), Celso Soares (Medalha de Ouro), João Víctor Pimentel (Medalha de Prata) e Ivna Gomes (Medalha de Ouro) e o Reitor Arimateia Dantas Lopes (mentor)

A Delegação Brasileira encerrou sua participação na XXII Olimpíada Iberoamericana de Química, em Lima - Peru, como equipe campeã, com 3 medalhas de ouro e 1 de prata.

A Argentina ficou em segundo lugar com 2 medalhas de ouro, 1 de prata e 1 de bronze. O campeão individual foi um estudante da Costa Rica (único ouro de sua equipe). As equipes do Peru e de Cuba também conquistaram 1 ouro, cada.  Total: 8 medalhas de ouro.

Os estudantes que compuseram a Equipe Brasileira foram: Ivna Ferreira Gomes (ouro), Celso Soares (ouro), Lígia Toscano Melo (ouro) e João Victor Pimentel (prata).

A Olimpíada Ibero-Americana de Química (OIAQ) é uma competição anual de química internacional para estudantes pré-universitários que começou na Argentina em 1995. Esta competição nasceu com a intenção de alcançar os padrões internacionais de qualidade da Ibero-America no ensino de ciências químicas. O OIAQ oferece um espaço para uma competição e interação saudáveis ​​entre os jovens dos países da região, a fim de compartilhar experiências e promover o estudo da química.

O evento conta com a participação de 18 países: Espanha, Portugal, México, Guatemala, El Salvador, Honduras, Costa Rica, Panamá, Cuba, Colômbia, Venezuela, Brasil, Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Equador e Peru, cada um com 4 alunos , escolhidos entre os melhores do seu país, e dois professores.

É a segunda vez que o Peru organiza uma Olimpíada de Química Ibero-Americana (a primeira foi em 2005). A proposta veio de membros do Comitê Permanente do Peru Chemistry Olympiad e foi aprovado pela Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP), como parte dos eventos relacionados com o 100º aniversário desta universidade.