A música que ecoa da UFPI para a sociedade

A música que preenche as salas e se estende pelos corredores da Universidade Federal do Piauí cumpre uma missão elementar: aproximar o público piauiense da arte produzida na academia. O Departamento de Música e Artes Visuais (DMA/UFPI) vem expandindo sua atuação realizando concertos com apresentações gratuitas em pontos turísticos e culturais da cidade, como o Theatro 4 de Setembro, o Palácio da Música e o Cine Teatro da UFPI, chegando até cidades de outros estados  como Caxias, no Maranhão.

Os eventos e produções artístico-culturais são resultados dos cursos e projetos de extensão desenvolvidos pelo corpo docente com participação dos alunos de graduação, tendo o propósito de alcançar a comunidade para além dos muros da universidade. "Acredito que é necessária uma atuação mais efetiva da universidade junto à comunidade. Os projetos de extensão ganham essa dimensão e colaboram para elevar a autoestima da população despertando a consciência do valor de sua identidade cultural", disse o Coordenador do Curso de Música da UFPI, professor Cássio Martins, idealizador do projeto de extensão "UFPI Música Para Todos", que atende, por meio do ensino da música, aproximadamente 80 jovens em condição de vulnerabilidade social.

Semestralmente, o Departamento de Música e Artes Visuais da UFPI produz concertos, recitais e montagens de musicais e óperas com cantores, orquestra, piano, violão, grupo de cordas e demais músicos.

Ineditismo
O pout-pourri de ineditismo, criatividade, conhecimento e pesquisa fazem os projetos desenvolvidos pelo Departamento de Música e Artes Visuais da UFPI merecerem destaque.

Essa mistura de fatores se mostrou presente no dia 01 de julho de 2012, quando foi executada pela primeira vez no Brasil a ópera "A Vingança da Cigana", a primeira composta em português de que se tem registro. O espetáculo, executado por alunos de graduação em Música da UFPI e alunos atendidos pelo programa de extensão, deu-se de forma gratuita no Palácio da Música, dando novos ares a uma costumeira manhã ensolarada na capital Teresina. A apresentação foi organizada sob a coordenação das professoras Deborah Moraes Gonçalves de Oliveira, responsável pela preparação vocal e cênica, e execução ao piano de Daniela Cabezas. Foi também a primeira vez que se realizou a montagem completa de uma obra desse estilo, com figurinos e cenários montados pelos alunos do Departamento de Música e Artes Visuais da UFPI.

Datada de 1794, a ópera tem como autores o português Antônio Leal Moreira e o brasileiro Domingos Caldas Barbosa. O manuscrito, que se encontra na Biblioteca Nacional de Lisboa, em Portugal, foi editado recentemente pelo Núcleo de Pesquisa em Música (NUPEMUS), da Universidade Federal do Piauí, coordenado pelo Prof. Dr. João Berchmans Carvalho Sobrinho.

Outro espetáculo inédito foi a montagem da comédia de costumes "Uma Véspera de Reis", de Francisco Libânio Colásposta, em forma de teatro musicado. Obra peculiar e pouco frequente no repertório operístico, com texto do teatrólogo maranhense Arthur Azevedo (1855-1908) e música de Francisco Libânio Colás, a montagem do espetáculo foi editada pelo Prof. João Berchmans a partir de uma cópia existente na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro datada de 1882. O espetáculo foi executado pelos alunos de graduação em Música da UFPI, gratuitamente, no Cine Teatro da UFPI. A apresentação foi desenvolvida sob a coordenação dos professores Cássio Henrique Ribeiro Martins, regente e diretor artístico e Deborah Moraes Gonçalves de Oliveira, responsável pela preparação vocal e cênica.

Gerando Frutos
Outro espetáculo produzido pelo DMA/UFPI, com grande repercussão, foi o The Phantom of the Opera, de Andrew Lloyd Webber. Proposto pelo Coordenador do Curso de Música, Professor Cássio Martins, com direções vocais e cênicas da Professora Deborah Oliveira e execução ao piano da Professora Daniela Cabezas, o musical presenteou a capital piauiense com belíssimas apresentações.

A realização deste espetáculo resultou na montagem do Projeto Musical Independente, grupo criado em janeiro de 2012, idealizado por Edivan Alves, tenor que atuou no papel-título do concerto The Phantom of the Opera in Concert, e é apoiado por 30 (trinta) cantores, atores e bailarinos, entre alunos de Canto do curso de Licenciatura em Música da UFPI, interessados no Teatro Musical. Com os conhecimentos adquiridos, o grupo demonstra competência profissional resultando em um trabalho de grande qualidade artística. O gênero Teatro Musical envolve instrumentistas, cantores, teatro, dança, cenário, figurino e iluminação.

Atendendo a comunidade
O Departamento de Música e Artes Visuais da Universidade Federal do Piauí (DMA) busca com canto e encanto aproximar o universo acadêmico à realidade da sociedade piauiense. A professora Deborah Oliveira, que vem realizando atividades de ensino e extensão na UFPI voltadas para o Teatro Musical, é uma entusiasta do gênero e ressalta que o mercado brasileiro está aquecido para esta modalidade. "Há sempre muito interesse da comunidade para os cursos de extensão ofertados pela UFPI. Na última seleção aumentamos as vagas disponíveis em função do grande procura", disse a docente.

Projeto atual
A produção mais recente idealizada pelo DMA é também um Projeto de Extensão. O musical Mamma Mia, baseado em músicas do quarteto sueco ABBA, realizou sua apresentação de estréia no último domingo (09) e com nova apresentação marcada para o dia 13, às 20h, no Cine Teatro da UFPI.

A apresentação em forma de concerto, tem repertório formado por 17 músicas interpretadas pelo grupo musical Brasil Musicâmara e sete solistas. O evento é apoiado pela Escola de Música da UFPI, Projeto Música Para Todos e HSsound-Kelé Produções.

Musical Mamma Mia: primeira apresentação no Palácio da Música

Reitor Arimatéia Lopes e a Vice-Reitora Nadir Nogueira assistiram a estréia do espetáculo Mamma Mia

Público prestigiou a apresentação do espetáculo Mamma Mia

Luana Campos, que integrou o elenco do musical "O Fantasma da Ópera", compõe o grupo de cantores do espétaculo Mamma Mia

Luana Campos como Christine, no espetáculo "O Fantasma da Ópera"


Os projetos de extensão
Conheça os projetos de extensão desenvolvidos pelo Departamento de Música e Artes Visuais da UFPI:

Orquestra de Câmara UFPI (OCUFPI) é um projeto de extensão criado em 2009 e desenvolvido pelo PROEX, através da iniciativa do professor mestre Cássio Martins. A atual proposta da orquestra é desenvolver e aperfeiçoar talentos regionais, disseminar a importância da cultura no meio em que atua e reafirmar o compromisso de universidade comunitária, democratizando o acesso a bens culturais. Para tanto conta atualmente com a participação de jovens talentos do Departamento de Música e Artes Visuais, Músicos da Orquestra Sinfônica, alunos da escola Adalgisa Paiva e músicos da comunidade teresinense.

Orquestra de Cordas e Coro Infanto-Juvenil UFPI Para Todos teve início em 2010 como curso de extensão idealizadoda pelo professor Cássio Martins, atual Coordenador do Curso de Música da UFPI. Em janeiro de 2011, o projeto foi cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão (PREX) e conta com apoio e incentivo da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) e do Instituto Cultural Santa Rita.

Apresentação da Orquestra "UFPI para Todos" na Escola Marista, localizada no bairro Santa Maria da Codipe

O projeto atende cerca de 60 (sessenta) crianças e jovens de baixa renda e tem como objetivo desenvolver por meio da música e do estudo de um instrumento a capacidade crítica e criativa dos alunos, dando a estes ferramentas com as quais possam se relacionar com o mundo. O projeto é itinerante e faz pelo menos uma vez por mês apresentações em escolas públicas de Teresina e outras localidades.

Outras atividades

Semana Pedagógica Musical da UFPI (SEPMUFPI)
Evento anual de cunho pedagógico, técnico e cultural, organizado pelos professores do Curso de Licenciatura em Música do Departamento de Música e Artes Visuais - DMA, juntamente com os alunos do curso de Licenciatura em Música e do curso de Educação Artística - Habilitação em Música da UFPI.

Semana Pedagógica Musical (SEPMUFPI-UFPI)

O SEPMUFPI teve sua primeira edição em setembro de 2011 com 400 inscritos e 50 variedades de cursos e palestras. O evento tem como propostas: divulgar e democratizar o acesso à música erudita e brasileira, promover o aperfeiçoamento técnico e musical, incentivar a formação de músicos, professores e também o intercâmbio cultural. Oferece uma programação intensa com concertos gratuitos todas as noites; recitais de alunos e professores; oficinas de instrumentos de cordas, sopros, piano, violão, canto, musicalização através da flauta doce, prática de orquestra e coro, palestra e cursos de apreciação musical e etc.

I Encontro de Cordas Friccionadas da UFPI
O evento tem como objetivo criar oportunidades para os estudantes de cordas friccionadas (violinos, violas, violoncelos, contrabaixos) vivenciarem experiências camerísticas e solistas em concertos com orquestra e recitais de música de câmara, explorando conteúdos importantes para sua formação e atuação enquanto professor, instrumentista e camerista, procurando aprimorar o conhecimento técnico-musical e a vivência de tocar em grupos de câmara e orquestra. É um evento de cunho técnico e cultural que se realizará anualmente na Universidade Federal do Piauí, em Teresina, pelos professores do Curso de Licenciatura em Música do Departamento de Música e Artes Visuais - DMA juntamente com os alunos do Curso de Música.

I Encontro de Cordas Friccionadas

"Atividades Artísticas e Culturais na UFPI"
Pretende revelar e dar publicidade à produção artística e às habilidades culturais dos estudantes, professores (as) e funcionários (as) no campo da música, além de promover a articulação da UFPI com os artistas e grupos culturais locais através da efetiva participação em sua programação cultural.

O evento propõe a realização de diversas atividades artísticas e culturais de natureza musical, cênica, visual literária, como concertos, recitais, teatro, dança, declamações e exposições (no sítio da UFPI, coreto, restaurantes universitários, Biblioteca Central, Praças e Auditórios), durante o ano letivo com apresentações artísticas e culturais que poderão ser temáticas e comemorativas e serão desenvolvidas pelos professores do Departamento de Música e Artes Visuais em conjunto com a Coordenadoria de Assuntos Culturais (CAC).