Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reunião sobre avaliação dos Programas de Pós-Graduação da UFPI

Reunião sobre avaliação dos Programas de Pós-Graduação da UFPI

DSC_0198.png

Na manhã desta quarta-feira (11), foi realizada uma reunião para discutir sobre a avaliação dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento aconteceu no auditório do Curso de Química e teve a participação de professores das Pós-Graduações da Instituição.

DSC_0185.png

O Prof. Dr. Welter Cantanhede da Silva, Coordenador da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFPI (PRPG), explicou o objetivo do evento. “Nós da PRPG, fizemos um convite para alguns professores que participaram da Avaliação Quadrienal para constituir o comitê institucional da PRPG. A ideia é que esses docentes ajudem a melhorar a qualificação dos Programas de Pós-Graduação da Universidade. Então, hoje vamos definir com eles cada ponto da avaliação, seja na proposta do programa, no corpo docente e discente, produção intelectual e a inserção social. Com isso, vamos colocar sempre um ou dois professores para que possam falar bem sucintamente,  mas bem aprofundado sobre cada temática envolvida na avaliação da Pós-Graduação”, explicou.

DSC_0159.png

A Profa. Dra. Regina Ferreira Gomes, Pró-Reitora de Pós-Graduação, falou das propostas que foram discutidas na reunião.  “Estamos fazendo hoje, porque até o dia 20 deste mês é o prazo para serem mandadas as reconsiderações dos programas que não concordaram com a sua nota, e até o final do mês temos que enviar as Apreciações de Propostas de Cursos Novos (APCNs), que são aplicativos para a criação de novos programas de pós-graduação, que serão encaminhados à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior  (CAPES)  para serem avaliados e visar a possibilidade de criação de doutorados para esses programas. Hoje, possuímos 11 programas com nota 4 em condições de solicitar o doutorado”, proferiu.

DSC_0147.png

Prof. Dr. Lindenberg Sarmento, do Departamento de Zootecnia

O Prof. Dr. Lindenberg Sarmento, do Departamento de Zootecnia, foi um dos participantes do Comitê do Fórum de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação, e explicou como chegou a fazer parte do comitê e a importância da sua participação. “Estou participando da comissão de avaliação, pois participei da última Avaliação Quadrienal na área de Zootecnia e Pesqueiros, e também da última avaliação da CAPES em Brasília. Com essa  experiência nos dois processos avaliativos, estou contribuindo com a  PRPG na tentativa de desenvolver um acompanhamento mais qualificado dos programas de pós-graduação da UFPI.

A Pós-Graduação da UFPI é constituída por 34 Mestrados Acadêmicos, 9 Mestrados Profissionais e 9 Doutorados.