Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto Consultório Itinerante comemora Dia das Crianças

Projeto Consultório Itinerante comemora Dia das Crianças

O projeto Consultório Itinerante, executado pelo Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), que já oferece atendimento oftalmológico e odontológico gratuito a estudantes de escolas públicas de Teresina e de quatro municípios do interior do Piauí, investe também na humanização do atendimento. No período de 9 a 11 de outubro, a equipe multiprofissional do projeto está promovendo diversas ações para comemorar o Dia das Crianças.

Os pacientes assistidos pelo projeto, com idade entre 7 e 14 anos, além de serem atendidos pelos profissionais das áreas de odontologia e oftalmologia, participam de brincadeiras, ações educativas e do lanche. “Receberemos, durante os três dias, crianças de Teresina no turno da manhã e, à tarde, as crianças dos municípios vizinhos: José de Freitas, Altos e Demerval Lobão”, explica a cirurgiã dentista Marcela Daniel Vilas Boas.

projetohu2

Projeto Consultório Itinerante promove ações alusivas ao Dia das Crianças

No período da programação, 220 crianças irão participar das atividades. “Realizamos os atendimentos oftalmológico e odontológico e, também, as atividades educativas e recreativas envolvendo profissionais do HU-UFPI de outras áreas. É uma forma de mostrarmos que a atuação multiprofissional na área da saúde é um caminho para a qualidade dos serviços e para a humanização do atendimento”, afirma o cirurgião dentista Francisco Ferreira Chaves.

Averinaldo Oscar da Cruz, técnico em óptica, avalia, já no segundo dia da programação, que a participação das crianças tem superado a expectativa. “Ontem recebemos, à tarde, as crianças de José de Freitas, em um momento de alegria e descontração. A promoção da saúde humanizada é o objetivo pretendido”, declara.

projetohu3

São disponibilizados atendimentos de profissionais de odontologia e oftalmologia

De acordo com o oftalmologista Ênio Braga Fernandes, um dos organizadores da programação, “o projeto se reveste de grande importância tanto por ofertar atendimento gratuito como, ainda, por gerar impacto no próprio rendimento dos estudantes. Muitos casos de rendimento escolar insuficiente e evasão escolar estão relacionados a problema de visão. No consultório itinerante, além da consulta, sendo o caso, a criança já sai com os óculos. Celebrar com nossos pacientes o Dia das Crianças é, também, celebrar todas essas conquistas”, diz Ênio Braga.

Para Mirian Brito Modesto, assistente administrativo do HU-UFPI com atuação no projeto Consultório Itinerante, atuar na programação do Dia das Crianças com os estudantes das escolas assistidas pelo projeto é também uma forma de externar a solidariedade e o respeito ao próximo. “Faz bem para as crianças e para nós, que doamos um pouco de nosso tempo e ganhamos em troca sorrisos que mudam o mundo”, avalia Mirian.

projetohu

Projeto oferece ações educativas, bricadeiras e lanches também

O Projeto

O projeto Consultório Itinerante, oferece atendimento oftalmológico e odontológico a estudantes de escolas públicas de Teresina e do interior do Piauí. Funciona desde 2014 em containers instalados no estacionamento do Espaço Rosa dos Ventos, da Universidade Federal do Piauí. O objetivo é a realização de ações de atenção à saúde junto a estudantes de 7 a 14 anos, bem como de jovens e adultos do Programa Brasil Alfabetizado. Como parte do Programa Saúde na Escola, o projeto é Desenvolvido pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Saúde, por meio da atuação de Hospitais Universitários, contando, ainda, com a parceria da Prefeitura Municipal de Teresina e do Governo do Estado do Piauí. Ao todo, são oito consultórios, sendo quatro de oftalmologia e quatro de odontologia, onde os profissionais do HU-UFPI realizam os atendimentos.