Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Artistas franceses realizam formação na UFPI em parceria com o Consulado da França

20171003_170941.jpg

Artistas franceses realizaram uma formação intitulada “Le slam en cours de FLE”, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), na última terça-feira (3) e quarta-feira (4). O evento trata-se de uma formação pedagógica para o uso de poesia slam no ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE).

A atividade tem como objetivo promover a formação pedagógica de professores formados, professores em formação e alunos dos Cursos de Letras-Francês para o uso de poesia e para a dinamização das aulas de FLE. O ciclo de ateliers, depois de Teresina, passará por Maceió e Recife.

Além disso, o evento visa à promoção do contato entre os professores de francês e nativos francófonos; à sua formação continuada; ao fortalecimento dos fundamentos metodológicos do ensino de francês entre esses profissionais; à qualificação do ensino do idioma no Piauí e ao favorecimento do seu convívio durante o curso de graduação e após a sua conclusão.

IMG-20171003-WA0060 site.jpg

O Le slam en cours de FLE  decorre de uma parceria da UFPI com o Consulado da França em Recife, que intermediou o financiamento do evento com o Institut Français du Brésil - antenne de Recife. Teve a participação de 26 pessoas e marcou o início de um ciclo de oficinas que deverá preparar seus participantes e outros interessados para o concurso internacional Dis-moi dix mots , que custeia uma viagem dos vencedores à França. As oficinas foram ministradas pelos artistas franceses PoiSon d'Avril e M. Mouch.

20171004_172455 gsypanc.jpg

Poesia Slam:

O Poetry Slam é uma prática em torno da palavra, que tem na sua base várias regras que envolvem a performance e poesia original dos seus participantes, um tempo limitado a 3 minutos para as suas apresentações, um público como júri que pontua cada apresentação de 0 a 10, a ausência de música e acessórios e a atribuição de prêmios simbólicos no final. Não existem estilos ou temas adequados, existem várias linguagens possíveis, que variam com a diversidade dos participantes que fazem parte deste movimento.

Fonte sobre a poesia Slam: portugalslam.com