Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Inauguração do prédio do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Inauguração do prédio do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

PREDIONUCLEOCOMPUTACAO 5

Na manhã desta quarta-feira (04), foi realizada a inauguração do prédio do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o Núcleo de Computação de Alto Desempenho.

PREDIONUCLEOCOMPUTACAO 17

Reitor, Vice-Reitora, Coordenador e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Estiveram presentes, o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; a Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira; a Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Profa. Dra. Regina Lúcia Ferreira Gomes; o Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Dr. João Xavier da Cruz Neto; o Pró-Reitor de Administração, Lucas Lopes de Araújo; o presidente da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino e Extensão e Inovação (FADEX), Prof. Dr. Lívio Cunha; além de representantes da Pró-Reitoria de Extensão (PREX); da Coordenadoria Permanente de Seleção (COPESE); do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI); da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), da Prefeitura Universitária (PREUNI); professores e alunos do Departamento de Computação.

PREDIONUCLEOCOMPUTACAO 9

Reitor e Vice-Reitora durante inauguração do Núcleo de Computação de Alto Desempenho

Segundo o Reitor, a administração superior tem investido muito no apoio à Pós-Graduação. “Esse é um dos prédios de pós-graduação que nós estamos entregando à comunidade da UFPI. Esse prédio veio dar a estrutura necessária para que o Programa Pós-Graduação em Computação possa crescer, possa realizar um trabalho de qualidade. E tenho certeza que agora com essa infraestrutura nós teremos um crescimento do programa, resultando na melhoria da sua nota, e claro, na possibilidade de termos em breve um doutorado”, destacou.

Para o Prof. Dr. Ivan Saraiva Silva, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, esse prédio veio para garantir, sobretudo, uma estrutura física muito importante para o programa. “Temos sete laboratórios, que chamamos de laboratórios temáticos, que tratam de temáticas específicas da Computação, que são muito importantes, pois nos possibilitam gerar massa crítica em determinada temática, e isso já tem começado a refletir em algumas coisas. Temos também agora um espaço de acolhimento dos alunos muito melhor, possibilitando que eles passem praticamente o dia aqui. E os professores também estão juntos. Para a produção científica esse prédio representa uma condição muito superior ao que tínhamos antes”, avaliou.

PREDIONUCLEOCOMPUTACAO 18

O Vice-Coordenador do Programa, Prof. Dr. Rodrigo de Melo Souza Veras, explica que o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação é um programa novo, com um quadro docente composto por treze professores e que o prédio veio para possibilitar o seu desenvolvimento. “Já estamos ocupando esse prédio há algum tempo e ele nos trouxe um ganho substancial de trabalho, porque oportunizou que tivéssemos uma infraestrutura para que os nossos alunos pudessem desenvolver melhor as suas atividades de pesquisa, e também, juntamente com isso, já que a pós-graduação em Computação caminha junto com a graduação, com o Departamento de Computação, nós liberamos os espaços que estávamos ocupando no Departamento para que a graduação pudesse ocupar novamente esses espaços, e pudesse crescer junto com a pós-graduação”, afirmou.

PREDIONUCLEOCOMPUTACAO 6

Vice-Coordenador do Programa, Prof. Dr. Rodrigo de Melo Souza Veras

Estrutura:

O prédio é constituído por: 01 recepção, 01 sala de coordenador, 01 sala de servidor, 01 sala de adm. Servidor, 09 laboratórios de informática, 01 depósito de material de limpeza, 01 banheiro feminino, 01 banheiro masculino, 02 PCD feminino, 02 PCD masculino, 15 salas de professores, 01 auditório, 01 copa/serviço, 01 sala de reunião, 01 almoxarifado, 05 circulações, escada e local destinado à instalação de plataforma elevatória.

Confira mais fotos:

PREDIONUCLEOCOMPUTACAO 7