Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Mestrado em Saúde e Comunidade recebe avaliação positiva da CAPES
Início do conteúdo da página

Mestrado em Saúde e Comunidade recebe avaliação positiva da CAPES

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

logsaudeecomunidade

No último dia 20 de setembro, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) disponibilizou o resultado da avaliação dos cursos de mestrado e doutorado brasileiros, para o quadriênio 2013-2016. O Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade (PPGSC), modalidade acadêmico, foi criado em 2015 e, portanto, manteve a nota inicial de avaliação, três, visto que é rotina da CAPES não avaliar quanto ao mérito oitem relativo aos discentes, teses e dissertações para mestrados com apenas dois anos de existência. Dos quatro itens avaliados quanto ao mérito, todos receberam conceito BOM ou MUITO BOM.

Dos pontos destacados como positivos, os avaliadores afirmaram que “apesar de seu início recente, percebe-se que o curso tem potencial para se estabelecer como uma referência acadêmica na região do semiárido nordestino”. Dessa forma, o programa parabeniza a todos os docentes pela dedicação em prol do curso, e à administração superior da UFPI pelo apoio sempre dispensado aos pleitos do programa. “Contudo, apesar da mensagem de que estamos na direção certa, reconhece-se que a confiança depositada nos dá a certeza de que os esforços e a dedicação deverão ser maiores para alçarmos a posição esperada pela CAPES”, ressaltou a atual coordenadora do PPGSC, Profa. Dra. Malvina Thaís Pacheco Rodrigues.

O período avaliado pela CAPES correspondeu à gestão das professoras doutoras Keila Rejane Oliveira Gomes (coordenadora) e Malvina Thaís Pacheco Rodrigues (subcoordenadora), docentes de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Técnico de Teresina/CTT/UFPI.

O edital para seleção da turma de 2018-2020 está aberto, com inscrições até o dia 13/010/2017. A linha 1 (Análise de Situações de Saúde) estuda as situações de saúde, com enfoque voltado a análise de determinantes, fatores de risco e condições de vulnerabilidade correlatas ao processo saúde-doença no espaço urbano e rural. A linha 2 (Saúde na Escola) contempla estudos de promoção da saúde e prevenção de agravos a saúde de alunos e trabalhadores da pré-escola, do ensino fundamental, médio e técnico, bem como estudos relacionados ao currículo escolar e formação de professores para estes níveis de ensino voltada à abordagem teórico-prática do tema e ainda, estudos relacionados ao programa interministerial Saúde na Escola.

Confira aqui.

Fim do conteúdo da página