Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto de extensão do curso de Biologia levará atividades de oficina e apresentações para Lagoa Alegre

passarinho

O projeto de extensão, O conhecimento de estudos do ensino fundamental e médio do meio-norte do Brasil acerca da fauna silvestre: avaliação e estratégias para contemplar a fauna nativa no ensino de zoologia, do Curso de Biologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizará no dia 29 de setembro, das 8h às 17h, atividades de oficina e apresentações sobre a diversidade, conservação e importância da Mastofauna e Avifauna nativa, com ênfase para as espécies da região Meio-Norte (Piauí e Maranhão), na Unidade Escolar Elon Machado Moita do município de Lagoa Alegre.

No evento, também será promovido o pré-lançamento de duas cartilhas paradidáticas sobre aves e mamíferos nativos para o público do Ensino Médio. A cartilha será lançada oficialmente em e-book no primeiro semestre de 2018, disponibilizada gratuitamente em PDF no site da UFPI e na página do Laboratório de Zoologia, Uso e Conservação da Fauna Ecotonal da América do Sul (ZUCON), no Facebook.

O projeto é coordenado pelo Prof. Dr. Wedson de Medeiros Silva Souto do Departamento de Biologia da UFPI (DBIO) e conta com a subcoordenação dos professores Dr. Bruno Grabriel Nunes Pralon, também do DBIO, e da Dra. Patrícia Maria Martins Nápolis do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. Em oportunidades anteriores à execução dessa atividade, o projeto realizou uma análise do conhecimento da fauna nativa entre alunos do ensino médio em três escolas do Piauí em diferentes contextos sociais, onde foi percebido a influência de fatores sociais (urbanização e local de moradia) dos alunos no conhecimento sobre aves e mamíferos nativos e exóticos.