Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > V Encontro Brasileiro de Espectroscopia Raman recebe inscrições

V Encontro Brasileiro de Espectroscopia Raman recebe inscrições

EnBraER - png.jpg

Será realizada de 3 a 6 de dezembro a V edição do Encontro Brasileiro de Espectroscopia Raman (EnBraER), que ocorrerá na cidade de Campos do Jordão- SP, a fim de reunir pesquisadores e estudantes que atuam nos diversos segmentos da pesquisa científica associados à espectroscopia Raman. A UFPI está entre os realizadores do V EnBraER, tendo vários alunos e professores da Instituição participando do evento.

A proposta do evento é estreitar relações, discutindo temas relacionados a fundamentos, simulações e aplicações experimentais da espectroscopia Raman e suas ramificações num ambiente com pesquisadores de alto nível. A Espectroscopia Raman usa o laser para o estudo de substâncias e compostos diversos, como exemplo, a identificação de drogas ilícitas (forense), análise de envelhecimento da pele (através da oxidação do colágeno), entre vários outras aplicações.

Entre apresentações de trabalhos, workshops e debates, o evento contará com a presença de ronomados palestrantes internacionais: Anita Mahadevan-Jansen ( Vanderbilt University – USA); Peter Gardner ( University of Manchester – UK) ; e  Jérémie Margueritat (Université de Lyon – France).

Nesta edição do evento, serão abordados temas como Desenvolvimentos teóricos, cálculos e simulações; Instrumentações e aplicações industriais; Espectroscopia Raman não linear; Microscopia Raman e imagens; Aplicações em ciências biomédicas, biológicas e biomoléculas, entre outros assuntos.

Realizado cada dois anos, o EnBraER teve sua primeira edição em 2009, na cidade de Águas de São Pedro-SP; passando em 2011 por Belo Horizonte-MG; em 2013, por Fortaleza-CE e, finalmente, no ano de 2015, teve sua última edição na cidade de Juiz de Fora- MG.

O prazo para inscrições de trabalhos ainda está aberto. Confira essas e outras informações completas no site do evento.