Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Kits Odontológicos são distribuídos para uso em aulas práticas do curso de Odontologia

DSC_0969.jpg

O custo do material odontológico para estudantes é alto e pensando na permanência dos estudantes de baixa renda, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) dispobiliza há 7 anos kits odontológicos para estudantes em situação socioeconômica de vunerabilidade. Na manhã desta quarta-feira, (06), foi realizada a entrega de kits odontológicos contendo material permanente para uso em aulas práticas do curso de Odontologia. Ao todo, 10 alunos foram contemplados, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) e da Chefia do Curso de Odontologia.

DSC_0937.jpg

Participantes e beneficiados dos kits odontológicos

Na solenidade estiveram presentes o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Profª. Drª Adriana Paiva, a Coordenadora do Curso de Odontologia, Profa. Dra. Ana Cristina Fialho, o Chefe do Setor de Odontologia, Patrick V. Quelemes além dos estudantes beneficiados.

Em sua última ação como Coordenadora do Curso de Ondontologia, a Profa. Dra. Ana Cristina Fialho reafirma a importância dessa atuação que é promovida pela PRAEC. “Essa é um das ações de suma importância para os alunos de Odontologia, ela permite e possibilita aos estudantes a continuidade no curso. Pois, dado a quantidade de material e o preço que é bem oneroso. Esta ação promovida pela a reitoria e pela PRAEC além de outras ações afirmativas, tem opotunizado aos nossos alunos condições não só financeiras, mas psicossociais dentro da instituição, assim possibilitar um melhor aproveitamento do curso",  destacou.

DSC_0904.jpg

Profa. Dra. Ana Cristina Fialho

A PRAEC seleciona duas vezes ao ano estudantes cotistas ou em situação de vulnerabilidade econômica do curso de Odontologia através de edital para receberem esse material até o final do curso. Cada kit completo custa em média quatro mil reais e são reduzidos na faixa de dois mil.

O Chefe do Setor Odontológico, Patrick V. Quelemes, explica sobre o edital de seleção e possível ampliação. “Desde 2011 é realizada essa ação, atualmente temos 37 alunos que estão com esse beneficio. Pretendemos que esse beneficio se estenda e se amplie, cada vez mais tanto em números de instumentais como de alunos”, afirmou.

DSC_0924.jpg

O Chefe do Setor Odontológico, Patrick V. Quelemes

Em meio a crise que está afetanto nosso país, assim como nas Universidades Federais, o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, afirma da necessidade e importância de manter foco no auxílio e permanencia dos estudantes. “Procuramos manter o foco nos universitários que são a razão de ser da Universidade, mesmo com a crise não cortamos nenhuma bolsa dos estudantes e nenhum tipo de auxílio ao estudante, e essa entrega dos Kits odontológicos é mais uma ação da universidade em beneficio dos estudantes de menor renda, possa utilizar dessa bolsa para acompanhar o curso de Odontologiae que nós iremos preservar independente de qualquer situação, pois assumimos esse compromisso e iremos continuar atendendo esta demanda destes kits.” declarou.

DSC_0918.jpg

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

A estudande do 4º período do curso de odontologia/UFPI, Lara Carvalho, é de Paraibano interior do Maranhão, ela ressalta a importância do kit odontológico mediante aos custos para se manter em Teresina. “Eu acho essa iniciativa muito importante, porque o material do curso de Odontológia é muito alto, e para nós, alunos que fomos comtemplados, que somos de fora e que temos custos de vida aqui, é muito importante para manter o curso como para nos incentivar na profissão.” relatou.

DSC_1018.jpg

DSC_0978.jpg

DSC_1007.jpg

Entrega, verificação e assinaturas dos kits odontológicos