Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professor do Curso de Engenharia Elétrica da UFPI defende tese de doutorado que visa melhorar o Sistema Elétrico Brasileiro

Na última sexta-feira (01), o Professor Aryfrance Rocha Almeida, do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Piauí (UFPI), defendeu em Fortaleza a tese de doutorado intitulada "O Uso de Análise de Componentes Independentes na Extração de Características de Sinais Transitórios de Faltas em linhas de Transmissão de Energia Elétrica", sob orientação do Prof. Dr. Otacílio da Mota, também docente do Curso de Engenharia Elétrica.

O trabalho tem como aplicação principal a detecção com precisão de faltas nos Sistemas Elétricos de Transmissão ou Distribuição de Energia Elétrica, o que virá a contribuir para melhorar a confiabilidade do Sistema Elétrico Brasileiro evitando por exemplos apagões (blackout) de forma antecipada.

O professor Aryfrance Almeida é aluno de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará (PPGEE-UFC). A banca foi constituída pelos Professores Doutores (da direita para esquerda na foto): Prof. Dr. Mário Oleskovicz (Avaliador Externo USP); Profa. Dra. Ruth Pastora (UFC); Prof. Aryfrance Rocha (Doutorando-UFC/UFPI); Prof. Otacílio da Mota (Orientador - Prof. da UFPI Curso de Engenharia Elétrica e do PPGEE-UFC); Prof. Hermes Manoel (UESPI); Prof. Arthur Plínio (UFC).

prof otacilio