Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Biblioteca do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros promove ações alusivas ao Setembro Amarelo
Início do conteúdo da página

Biblioteca do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros promove ações alusivas ao Setembro Amarelo

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

IMG 2667

 

A Biblioteca José Albano de Macedo, do Campus Senador Helvidio Nunes de Barros, da UFPI em Picos, da continuidade ao seu projeto de responsabilidade social e aderiu à Campanha Nacional de Prevenção ao Suicídio - Setembro Amarelo. 

Além da ornamentação em amarelo, a Biblioteca realiza a distribuição do símbolo da campanha e folders com informações de como identificar e ajudar pessoas sob risco de suicídio, e também como é possível estabelecer contato com instituições que oferecem auxílio gratuito.
 
Outra ação foi disponibilizar um espaço de interação com os usuários para debater temas ligados à valorização da vida. A pergunta "POR QUE EU DIGO SIM À VIDA? buscou provocar nas pessoas o resgate de aspectos que fazem a vida valer a pena, apostando na força do diálogo com mecanismo de enfrentamento ao problema do Suicídio. As ações desenvolvidas estão sendo divulgadas nas redes sociais da Biblioteca ( facebook, Instagram - Biblioteca UFPI).
 
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio por ano em todo o mundo. No Brasil, são quase 12 mil casos anualmente. Para a ABP e o CFM, falta uma política de atenção, com infraestrutura e recursos humanos suficientes, para ajudar quem sofre com stress, depressão e esquizofrenia, transtornos que podem levar ao desejo suicida.
 
Nosso objetivo da ação é chamar a atenção da comunidade acadêmica para a Prevenção ao Suicídio, levando informação e contribuindo na construção do conhecimento. 
 
Para o Bibliotecário Rafael Gomes, "a Biblioteca Universitária tem o dever de trabalhar com a responsabilidade social através do viés informacional, para isso a mediação da informação contribui para o construção de competência em informação".

A Biblioteca CSHNB/UFPI que fica aberta de segunda a sexta, das 8h às 21h e aos sábados, das 8h às 12h. 
Fim do conteúdo da página