Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > NUEPES ofertará curso de especialização “Atenção Integral a Socioeducação de Adolescentes” em parceria com a SESAPI

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PROF

Com o objetivo de habilitar profissionais de saúde na atenção integral a adolescentes, buscando elevar os padrões de qualidade e eficiência dos serviços dirigidos a este grupo etário, que o novo coordenador do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES), da Universidade Federal do Piauí, Professor Dr. Francisco Meton Marques de Lima, apresenta o novo curso de especialização “Atenção Integral a Socioeducação de Adolescentes”, que será ofertado pelo Núcleo.

Segundo o professor Meton, o curso é uma proposta de ensino-aprendizagem. “É uma pós-graduação que visa qualificar e capacitar os servidores que trabalham com menores com medidas socioeducativas. O curso destina-se aos profissionais de diversas áreas, em especial àqueles cujo público principal é a população adolescente”.

A Coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde da Mulher, Profa. Dra. Lis Cardoso Marinho Medeiros, explica que "este curso foi originado da Secretaria Estadual da Saúde - SESAPI pela Coordenadora da Criança e do Adolescente, Dra. Consolação e a equipe da Educação Permanente que juntamente com a equipe do NUEPES construiram o Projeto Político Pedagógico que foi aprovado no CEPEX para a oferta. Todo financiamento é da SESAPI através de Convênio com a UFPI", afirma.

De acordo com o coordenador, a especialização é uma interligação entre as áreas de Saúde e Humanas (Direito) que será ofertado pelo NUEPES como forma de melhorar a qualidade assistencial dos adolescentes de forma multidisciplinar, para que os profissionais de ambas as áreas possam valorizar ações e observar situações reais vivenciadas no dia a dia de trabalho.

Meton explica que para promover o atendimento é necessário conhecer, ouvir e compreender a quem é prestado o cuidado. No processo saúde-doença, uma das ferramentas fundamentais para a promoção da saúde é o atendimento às pessoas, para que as ações de promoção à saúde, a prevenção das doenças sejam valorizadas. “As pessoas que procuram o atendimento muitas vezes estão nervosas, vivenciando problemas pessoais. É o local onde as pessoas chegam mais fragilizadas, consequentemente, mais exigentes, mais cheias de dificuldades e de dramas. É por isso que é necessária uma permanente formação dos profissionais da área de saúde. O profissional desta área deve estar mais qualificado para esta particularidade do ser humano. O NUEPES tem um papel importante na formação deste profissional levando e produzindo conhecimento no cotidiano das instituições de saúde”.

Sobre o novo coordenador

Francisco Meton Marques de Lima, no final da década de 1970 tornou-se o juiz mais jovem do país. Em 1982, passou em primeiro lugar no concurso público e foi nomeado para o TRT do Ceará. No final da década de 1980, iniciou uma campanha pela criação do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região. A campanha foi bem sucedida e o TRT do Piauí foi instalado em dezembro de 1992 e foi nomeado desembargador.  Presidiu o TRT em duas gestões: nos biênios de 1999-2000 e 2013-2014 – e hoje é diretor da Escola Judicial (Ejud 22), além de continuar atuando como magistrado.

Na área acadêmica, Francisco Meton tem Graduação e Mestrado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Doutorado em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). No Magistério, atua como professor da Universidade Federal do Piauí desde 1990; foi professor assistente da Universidade Federal do Ceará (de 1987 a 1990); e professor da Escola Superior da Magistratura do Piauí.

Em dezembro de 2016 foi eleito, por meio de processo regimental, entre os docentes do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES). “O Prof. Dr. Francisco Meton Marques de Lima é membro fundador do NUEPES e o regimento prevê mudança de coordenação de dois em dois anos. E nada mais justo que ele assuma a coordenação do núcleo para proporcionar mais mudanças e inserção de novas pessoas, para que o NUEPES possa crescer cada vez mais e está crescendo muito na nova gestão de Meton”, explica Lis Marinho.

Francisco Meton Marques de Lima tem vários livros publicados, dentre eles: Elementos de Direito do Trabalho e Processo Trabalhista (LTr, SP, 15ª edição – 2014), tornou-se referência nacional na área de Direito do Trabalho e, desde a primeira edição (LTR, 1989) vem sendo adotado como indicação acadêmica por várias universidades no Brasil.

Outro título publicado na área jurídica é o Manual de Processo do Trabalho, que se encontra na segunda edição, também da editora LTr, de São Paulo. Ao todo, incluindo publicações em conjunto com outros autores, sua obra nas áreas de Direito e Processo do Trabalho, Direito Constitucional e Hermenêutica, reúne mais de 20 edições e dezenas de artigos publicados.

Atualmente, o mais novo livro lançado por ele chama-se Reforma Trabalhista: entenda ponto a ponto que pode ser adquirido por todos que queiram conhecer e entender mais sobre as leis que integram o pacote de reformas estruturantes, juntamente com a política, a previdenciária e a tributária, necessárias ao desenvolvimento econômico do Brasil.