Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Resumos selecionados para Menção Honrosa – II RENAPTE

Resumos selecionados para Menção Honrosa – II RENAPTE

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Núcleo de Pesquisas em Plantas Medicinais (NPPM), do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da UFPI, realizou nos dias 23, 24 e 25 de agosto, o II Simpósio Nordestino de Recursos Naturais e Potencialidades Terapêuticas - RENAPTE. Durante os dias do evento foram discutidos temas importantes relacionados a produtos naturais e suas propriedades terapêuticas, além de abordar a atual conjutura de pesquisa no país.

Segundo a Presidente do RENAPTE, Profa. Dra. Aldeídia Pereira de Oliveira, o evento foi de extrema importância para a comunidade acadêmica. "Contamos com um total de 13 palestrantes, sendo sete de diferentes estados do Nordeste (Paraíba, Ceará, Maranhão e Alagoas), cinco da UFPI e 01 da UESPI. Foram apesentados 78 resumos, dentre estes 22 foram escolhidos para apresentação oral por consultores ad-hoc da UFPI e de outras IES do Nordeste. Destacamos que todos os trabalhos apresentaram um bom nível de qualidade científica", afirma.

O evento contou com o apoio da CAPES/PAEP, além de parcerias como: Conselho Federal de Farmácia CFM), IBRAS, Farmácia Galeno, Farmácia Artesani e Laboratório CENACLIN. e também da Revista Interdisciplinar de Ciências e Saúde pela publicação do anais do evento.

Confira os Resumos Selecionados para Menção Honrosa – II RENAPTE

MODALIDADE ORAL

1º lugar

Título: Investigação do efeito vasorrelaxante do γ-terpineno em anéis de artéria mesentérica superior isolada de rato

Autores: Lorranya Éveli Pereira Feitosa Araújo; Kalynca Kayla Viana Aragão; Aldeídia Pereira de Oliveira

Instituição: UFPI

Premiação: Apresentador e orientador receberam uma inscrição, cada, para participar do VI Simpósio de Plantas Medicinais do Vale do São Francisco; um laser apontador.

Modalidade oral – 1º lugar

2º lugar

Título: Atividade antinociceptiva in silico de compostos identificados em Borreria verticillata.

Autores:  Rosa Helena Moraes Silva; Nathália de Fátima Melo Lima; Alberto Jorge Oliveira Lopes; José Wilson Carvalho de Mesquita; Ricardo Martins Ramos; Maria do Socorro de Sousa Cartágenes; João Batista Santos Garcia.

Instituição: UFMA, IFPI

3º lugar

Título: Avaliação oxidativa, antioxidante, de prevenção e reparo  de danos oxidativos ao DNA em Saccharomyces cerevisiae tratadas com acetato de nerila

Autores: Jonas Moura de Araújo; Lízia Carreiro Tomaz Aguiar; Laércio da Silva Gomes; Marluce Pereira Damasceno Lima; Antonio Lima Braga; Ana Amelia de Carvalho Melo Cavalcante; Fernanda Regina de Castro Almeida.

Modalidade oral – 3º lugar

MODALIDADE PAINEL

1º lugar

Título: Efeitos da bromelaína (derivada do Ananas comosus) no músculo estriado esquelético após injúria experimental na pata de ratas.

Autores: Pedro Henrique Sales de Oliveira; Antonio de Pádua Rocha Nóbrega Neto; Juliana Gomes Galeno; Joaquina dos Santos Carvalho; Larissa dos Santos Pessoa; Ayane Araújo Rodrigues; Daniel Fernando Pereira Vasconcelos.

Instituição:  UFPI

Premiação: um laser apontador

Modalidade Painel – 1º lugar

2º lugar

Título: Avaliação da atividade antiedematogênica do p-cumarato de etila em modelos animais.

Autores: Diana Carvalho de Rezende; Antônio Carlos Melo Lima Filho; Rodrigo Lopes Gomes Gonçalves; Bruno da Silva Gomes; Francisco de Assis Oliveira.

Modalidade Painel – 2º lugar

3º lugar

Título: Óleo essencial de manjericão (Ocimum campechianum): química e potencial antioxidante como ingrediente funcional.

Autores: Celma de Oliveira Barbosa; Selene Maia de Morais; Acaro Gusmão Pinto Vieira; Rita de Cássia Alves Pereira; José Osvaldo Beserra Carioca.

Instituição: UFC, EMBRAPA

Modalidade Painel – 3º lugar