Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > COMUM/UFPI e LAPCOM/BSB realizam seminário para intercâmbio de pesquisas

COMUM/UFPI e LAPCOM/BSB realizam seminário para intercâmbio de pesquisas

WhatsApp Image 2017 08 29 at 17.54.54

Grupo de Pesquisa em Comunicação, Economia Política e Diversidades (COMUM) e Pesquisadores do Laboratório de Políticas de Comunicação (LapCom)

O Grupo de Pesquisa em Comunicação, Economia Política e Diversidades (COMUM), da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Pesquisadores do Laboratório de Políticas de Comunicação (LapCom) da Universidade de Brasília (UnB) participaram de um seminário para o intercâmbio de pesquisas acadêmicas realizado nos dias 24 e 25 de agosto. As ações foram desenvolvidas no Campus da UFPI, em Teresina- Piauí.

O primeiro dia de atividades foi direcionado à exposição de pesquisas realizadas pelos pelos estudiosos pertencentes aos grupos. Primeiramente, os pesquisadores do COMUM apresentaram os trabalhos desenvolvidos, no âmbito do mestrado, doutorado e pós-doutorado.

WhatsApp Image 2017 08 29 at 17.55.11

Prof.ª Dr.ª Jacqueline Lima Dourado apresentando a pesquisa de pós-doutoramento que desenvolve na Universidade da Beira Interior (UBI)

A líder do grupo piauiense, Prof.ª Dr.ª Jacqueline Lima Dourado apresentou a pesquisa de pós-doutoramento que desenvolve na Universidade da Beira Interior (UBI), situada na cidade da Covilhã, em Portugal que trata sobre a "Economia Política do Audiovisual: um estudo do padrão técnico-estético alternativo a partir de filmes produzidos no Piauí (Brasil)". Em seguida, a vice- líder do grupo, Prof.ª Dr.ª Denise Maria Moura da Silva Lopes apresentou a tese de doutorado intitulada "Estruturas e dinâmicas do mercado brasileiro de TV por assinatura no processo de reprodução do capital".

WhatsApp Image 2017 08 29 at 17.55.30

Prof.ª Dr.ª Juliana Fernandes Teixeira, Ma. Mary Sandra Landim Pinheiro e as mestrandas Cristal Sá e Denise Freitas de Deus Soares

A pesquisa de pós-doutoramento desenvolvida pela Prof.ª Dr.ª Juliana Fernandes Teixeira "Jornalismo audiovisual com e para dispositivos móveis: um estudo das aplicações dos smartphones nos processos e produtos jornalísticos das emissoras de televisão do Piauí" também fez parte da programação.

WhatsApp Image 2017 08 29 at 17.43.22 1

Me. Renan da Silva Marques e mestranda Denise Freitas de Deus Soares

As dissertações de mestrado defendidas no Programa de Pós Graduação em Comunicação (PPGCOM- UFPI) dos pesquisadores Me. Renan da Silva Marques intitulada "Rede Clube: movimentos estratégicos como processo de regionalização e manutenção de liderança no mercado", assim como o trabalho da Ma. Mary Sandra Landim Pinheiro: "TV Antares e o processo de construção do modelo de TV Pública no Brasil", tiveram os resultados obtidos expostos.

Os trabalhos em andamento no PPGCOM-UFPI foram apresentados. Tratam-se das análises das mestrandas Denise Freitas de Deus Soares que versa sobre o "Jornal Nacional como espaço da hegemonia técno-estética da Rede Globo" e de Cristal Sá, intitulada "A apropriação da participação do público pelos telejornais piauienses: uma análise a partir da Economia Política do Jornalismo".

Os projetos desenvolvidos no LapCom, relacionados à linha de pesquisa de políticas da comunicação, foram apresentados. A Coordenadora do Lapcom Prof.ª Dr.ª Elen Cristina Geraldes abordou as perspectivas teóricas e metodológicas usadas para discutir "As contribuições comunicacionais para a Lei de Acesso à Informação - perspectivas interseccionais de gênero, raça, identidade e orientação sexual".

A Prof.ª Dr.ª Janara Kalline Leal Lopes de Sousa falou sobre o projeto “Escola de App: enfrentando a violência on-line contra meninas”. Uma iniciativa que será desenvolvida em escolas públicas, com alunas do Ensino Médio, que irá verificar a violência sofrida com o uso de plataformas digitais e sugerir ações para reduzir os casos que envolvem crianças e adolescentes, para que aprendam a conviver na rede, de forma mais segura.

"Cinema de Repente: filmes e subjetividades na macrorregião de Picos/Piauí/Brasil", a Prof.ª Dr.ª Dácia Ibiapina exibiu o documentário Carneiro de Ouro que mostra como o cineasta Dedé Rodrigues produz filmes, em Sussuapara, interior do Piauí. O curta-metragem é resultante do projeto de pós-doutorado, desenvolvido na Universidade Federal do Piauí. O curta-metragem foi escolhido para a Mostra Brasília do 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

O coordenador do Centro de Estudos em Comunicação, Política e Tecnologia (CTPol), Sivaldo Pereira, discutiu as “Políticas de Dados Abertos no Brasil, algoritmos e comunicação digital: indicadores técnicos e variáveis qualitativas para apropriação social”. Uma dinâmica de estudos capaz de compreender o uso de dados na rede mundial de computadores e a importância do pesquisador da área de comunicação se apropriar das informações, para conseguir desenvolver pesquisas que tragam forte impacto social.

O evento contou ainda, com as contribuições do Prof. Dr. Fernando Oliveira Paulino, da UnB, que participou on-line.

No segundo dia de atividades foram foram discutidas as pespectivas de trabalho conjunto LapCom/ COMUM. Entre os assuntos abordados, a possibilidade de publicações em parceria, uma disciplina optativa no Doutorado/ UnB, com a possibilidade de ser ofertada de forma on-line, também a realização do seminário “Manchas de Cidadania”, com previsão para ocorrer em março de 2018.

A líder do grupo Comum, Prof.ª Dr.ª Jacqueline Lima Dourado ressaltou o quanto a partilha de produções acadêmicas desenvolvidas nos grupos de estudos é essencial para fortalecer a ciência em nosso país. “Em um momento delicado, no qual, os institutos de fomento a pesquisa e as universidades passam por cortes severos. É essencial que os pesquisadores se unam, para que as produções sejam fortalecidas”, disse.