Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realizou evento de recepção aos novos alunos da instituição

UFPI realizou evento de recepção aos novos alunos da instituição

DSC_0249 (1).jpg

Aconteceu na manhã da segunda-feira (28), no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a recepção dos calouros do semestre 2017.2 intitulada como “ Fica ligado, Calouro!”. O evento teve o intuito de dar boas-vindas aos ingressantes da UFPI e disponibilizar informações sobre os serviços da universidade que são ofertados para alunos, professores e funcionários.

DSC_0237.jpg

Durante o evento, foram apresentados os órgãos que compõem a UFPI, com a exibição de vídeos e realização de palestras dos representantes da Universidade aos ingressantes. Também houve apresentação do grupo musical da UFPI, formado pelos alunos do Curso de Música, e ainda foi realizado o desfile “Moda Inclusiva”, organizado pelo Curso de Moda, Design e Estilismo da UFPI, em parceria com o Núcleo de Acessibilidade (NAU-UFPI), alusivo à Semana da Pessoa com Deficiência.

DSC_0159.jpg

Pró-Reitora da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), Profa. Dra. Adriana de Azevedo Paiva

Para a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), Profa. Dra. Adriana de Azevedo Paiva, o evento é oportunidade de começar a esclarecer as dúvidas que novos estudantes têm sobre a vivência no ambiente universitário. "Alem de acolher e promover socialização, o evento busca orientar os novos alunos. A Universidade oferece uma série de programas e benefícios, e é importante para o aluno saber com aproveitar as oportunidades oferecidas. E quanto mais o alunos está integrado à Universidade, melhor será a adaptação e vai contribuir para sua permanência na Instituição", afirma.

DSC_0182.jpg

Pró-Reitor da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), Prof. Dr. Nelson Juliano Cardoso Matos

Vejo o evento como uma oportunidade de as pró-reitorias apresentarem as atividades que realizam e que os alunos precisam aproveitar ao máximo, dentro do curso que cada um vai ter. Quero destacar que a Pró-Reitoria de Graduação busca aproximar-se cada vez mais dos alunos, ajudá-los na resolução de suas questões e disponibilizar o máximo de informaçao, seja no nosso site ( ufpi.br/preg ) e também via sistema Sigaa, por meio das funcionalidades em que e possivel se comunicar com os diversos setores da UFPI", frisou Nelson Juliano, Pró-Reitor de Graduação.

DSC_0198.jpg

Pró-Reitora da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG), Profa. Dra. Regina Lúcia Ferreira Gomes

Na solenidade, a pró-reitora de Pós-Graduação, Regina Lúcia Ferreira Gomes, representou o reitor José Arimateia e a Vice-Reitora Nadir do Nascimento, que se encontravam em outros compromissos de trabalho. Regina destacou que esse contato com os estudantes é fundamental para a esclarecer a importancia do aluno se integrar à Universidade, assumindo uma postura responsável ao longo do curso. " Aqui esclaremos muitas duvidas iniciais: eles ficam sabendo a quem precisam recorrer em caso de necessidade, como acessar os benefícios, como ter um bom desempenho e a importancia em não ter reprovações, por exemplo. A postura do aluno precisa mudar, eles estão agora num novo estágio, precisam vivenciar a universidade, precisam ter uma visão crítica para participar melhor do que é oferecido pela UFPI".

DSC_0232.jpg

Estudante calouro do Curso de Comunicação Social, Gustavo Alves

Gustavo Alves, calouro do Curso de Comunicação, se disse surpreso com a quantidade de oportunidades que o estudantes pode ter para aproveitar ainda mais o ambiente da Universidade. " Estou achando muito interessante essa recepção. Quando entrei, pensava ia que apenas chegar e assistir às aulas, sem nenhuma atividade de recepção. Agora é aproveitar os conhecimentos que vou vivenciar no meu curso para investir na área que quero atuar", pontuou.

O "Fica Ligado, Calouro" aconteceu juntamente com a edição extra da Feira Sementes de Cultura. Um projeto de extensão que apresenta produtos naturais de qualidade, artesanato e muita cultura, e conta com a participação de diversos colaboradores, como professores, estudantes, instituições, feirantes, agricultores e artesãos. A próxima edição da feira será nesta sexta-feira (1º de setembro) no Espaço Rosa dos Ventos, ao lado da Biblioteca Central da UFPI.

Confira mais fotos:

DSC_0199.jpg