Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor da UFPI é homenageado com a Medalha Colar do Mérito do TCE-PI

Reitor da UFPI é homenageado com a Medalha Colar do Mérito do TCE-PI

THI 8507 768x512

Homenageados com a Medalha Colar do Mérito do TCE-PI e Conselheiros (Foto: Ascom TCE-PI)

O Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, está entre os homenageados com a Medalha Colar do Mérito do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). A sessão solene especial e entrega da Medalha a 14 personalidades aconteceu nessa segunda-feira (28) em comemoração aos 118 anos de existência do TCE-PI. A solenidade ocorreu no auditório do TCE-PI, conduzida pelo presidente da Corte de Contas, conselheiro Olavo Rebelo, e presença de todos os conselheiros, servidores, autoridades do Poder Judiciário, Executivo e Legislativo e familiares dos homenageados.

reitro no sul editada

Reitor Arimatéia Lopes enviou mensagem de agradecimento ao TCE-PI

O Reitor participa do oitavo Encontro de Redes Universitárias, que ocorre no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, por essa razão, não pôde estar presente à solenidade no TCE-PI. Ele enviou uma mensagem ao Tribunal, em nome do Conselheiro Delano Carneiro da Cunha Câmara. “Primeiramente, gostaria de agradecê-lo pela indicação de meu nome e a toda a corte do TCE, por tão distinta honraria que me foi concedida. Receber a medalha do Colar do Mérito do TCE representa para mim, além de uma grande honra, a responsabilidade de continuar, como gestor máximo da UFPI, buscando ampliar cada vez mais a contribuição de nossa Universidade ao aprimoramento das instituições públicas e ao desenvolvimento de nosso Estado. Lamento não poder estar presente, uma vez que estou em Porto Alegre, na UFRGS, representando o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), na qualidade de seu atual presidente, e a ANDIFES, na qualidade de seu atual Primeiro Vice-Presidente, no Encontro de Reitores da América Latina e Caribe, promovido pela IESALC. Um grande abraço e meus agradecimentos à toda a corte”.

Segundo o conselheiro Luciano Nunes, decano do TCE-PI, a entrega da medalha “é uma forma de demonstrarmos o respeito e a admiração que temos pelo trabalho de vocês, pelo que fazem pelo engrandecimento do Estado e das categorias que representam (…) e também um agradecimento pela parceria e contribuição ao controle externo”.

O desembargador Sebastião Ribeiro Martins e a auditora de Controle Externo Lucieni Pereira da Silva, do Tribunal de Contas da União (TCU), agradeceram a medalha em nome dos homenageados. O presidente do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebelo, disse que a homenagem é um reconhecimento e agradecimento às pessoas que ajudam o controle externo no trabalho de combate à má gestão e na promoção da administração correta e justa. Destacou que neste momento, em que o país, atravessa uma grave crise ética e moral, aumenta a responsabilidade e a importância do papel dos órgãos de controle.

Criado e instalado em 1893, no Governo de Coriolano de Carvalho e Silva, o TCE-PI é o mais antigo dos Tribunais de Contas dos estados brasileiros. Foi extinto na Revolução de 1930 e recriado por força do decreto-lei nº 1.200, de 24 de maio de 1946, após o fim da Ditadura do Estado Novo, no 1º Governo de Getúlio Vargas.

HOMENAGEM – Além de Sebastião Ribeiro Martins e Lucieni Pereira, também receberam a Medalha Colar do Mérito o juiz Max Paulo Soares de Alcântara; o contador Joaquim Pio Mendes Vieira Neto, a empresária Cristina Maria Miranda de Sousa, o engenheiro Francisco Gerardo da Silva, ex-prefeito de Teresina; o procurador-geral de Justiça do Estado, Cleandro Moura, e a procuradora de Justiça Rosângela de Fátima Loureiro Mendes; o deputado estadual Wilson Nunes Brandão, o médico Gilberto Albuquerque, o reitor da Universidade Federal do Piauí, José Arimatéia Dantas Lopes e Patrício Piauiense Soares de Araújo, servidor do TCE-PI; o filósofo e teólogo Johannes Skorzak e o promotor de Justiça Rômulo Paulo Cordão.

*Com informações do TCE-PI