Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor da UFPI participa em Porto Alegre do Encontro de Redes Universitárias
Início do conteúdo da página

Reitor da UFPI participa em Porto Alegre do Encontro de Redes Universitárias

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

reitor no sul editada 2.jpg

Encontro ocorre na UFRGS, em Porto Alegre - Foto: Rochele Zandavalli ( Secom UFRGS)

Presidente do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras e Primeiro Vice-Presidente da Andifes, o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, participa do oitavo Encontro de Redes Universitárias, que ocorre na campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre. A Entidade reúne mais de 90 organizações, abrangendo mais de 1.500 universidades da América Latina e do Caribe vinculadas.

O evento ocorre em preparação à III Conferência Regional de Educação Superior (CRES 2018 – III), que ocorre em Córdoba, na Argentina. Os trabalhos do evento buscam analisar, debater e intercambiar visões dos presentes para a Agenda de conteúdos a ser debatida na CRES 2018, além de discutir possíveis mecanismos de articulação das redes para incidência, comunicação e mobilização, e formular uma estratégia concertada que reflita as aspirações e compromissos das redes com o fortalecimento da educação superior regional.

O Encontro é realizado pelo Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (IESAC/ UNESCO) e tem como eixos temáticos, a relação entre educação superior e à América Latina e o Caribe, a assuntos como o sistema educativo, a diversidade cultural, a internacionalização e a integração regional, a pesquisa científica, tecnológica e a inovação para o desenvolvimento humano, o desenvolvimento sustentável, além de destacar os Cem anos da Reforma Universitária de Córdoba.

Abertura – A mensagem de boas-vindas aos participantes, vindos de 18 diferentes países, foi expressa pelos reitores da UFRGS, Rui Vicente Oppermann, e da PUCRS, Evilázio Teixeira, organizadoras locais do evento. Oppermann lembrou a longa história de participação da UFRGS nas conferências regionais a apontou a necessidade de sair do encontro com um documento que possa dar o caminho a ser seguido do momento atual até a realização do CRES.

reitro no sul editada.jpg

Reitor da UFPI, José Arimatéia Dantas Lopes, participa do evento - Foto: ( Rochele Zandavalli/ UFRGS Secom)

Também saudaram os presentes o reitor da Universidade Federal do Piauí e presidente do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, José Arimatéia Dantas Lopes, o diretor da IESALC Pedro Henríquez Guajardo e o secretário-executivo da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), Paulo Speller. O reitor da UFPI apontou a necessidade de resgatar a Declaração de Cartagena, sede do segundo encontro da CRES em 2008. Lopes falou que a realização do Encontro de RedES no Brasil é oportuna para que o país volte a seguir o rumo de Cartagena.

Conhecimento e inovação – A conferência inaugural do encontro foi ministrada pela professora da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), Rosaura Ruiz Gutiérrez. A consultora da IESALC para a promoção da educação superior e a pesquisa científico-tecnológica iniciou sua fala situando a educação superior atual no que chamou de crise moral por que passa a sociedade. Nesse contexto, a educação superior é vista como um produto, um bem descartável, que se usa e se esquece, e não como um projeto de toda a vida. Para a pesquisadora, as instituições de educação superior devem aproveitar o momento para realizar uma autocrítica: “A educação superior é parte do problema, mas está convocada para jogar papel central na busca de soluções”, afirmou a conferencista.

Nos países mais desenvolvidos, o conhecimento é o objeto que se procura desenvolver. Ao participar desse processo, particularmente as universidades da América Latina e Caribe, devem ter uma vinculação social, apontou. Sua participação deve ter um enfoque distinto, com preocupação ambiental, e, em sociedades tão desiguais como as da região, o desafio a ser enfrentado é produzir inovações que repercutam em benefícios para a maioria da população.

A inovação produzida pela região tem de buscar modelos próprios, diferentes dos empresariais, no sentido de democratizar os processos inovadores, envolver a sociedade, perguntando a ela o que necessita. A inovação, disse Rosaura Ruiz Gutiérrez, não pode ser vista como algo meramente utilitarista para ser comercializada pelas empresas. Só é inovação, sustentou, se é adotada pela sociedade, e nesse processo, é muito importante considerar que ela pode ser gestada pelas ciências sociais, humanidades e artes, e também pela filosofia.

Ao final da palestra, Rosaura elencou pontos a serem absorvidas pelas instituições universitárias da região ao discutirem seu papel na sociedade, como a expansão com qualidade, a renovação permanente, a preocupação institucional e administrativa, currículos flexíveis, impulso à interculturalidade, fortalecimento às atividades de Ensino, entre outros. Além disso, a conferencista relacionou princípios envolvidos nessa relação, como o desenvolvimento integral do aluno, a produção de avaliações e rankings próprios da Região, a importância da mobilidade e a necessidade de orçamentos compatíveis com as tarefas das instituições.

Tendo sequência hoje à tarde e indo até o dia de amanhã, o evento discute no Painel 1 “Educação superior, investigação e desenvolvimento sustentável” , que ocorre na tarde do dia 28, às 15h, na Sala dos Conselhos (2º Andar da Reitoria – Campus Centro). A programação completa está disponível neste link.

 

reitor no sul 3

Evento aborda Desafios da Educação Superior - Foto: Rochele Zandavalli ( UFRGS Secom)

CRES 2018 – A Conferência Regional da Educação Superior, que se realiza a cada dez anos, busca debater e consensuar, entre os sistemas e instituições do setor terciário, estratégias que permitam continuar com o desenvolvimento e o fortalecimento da educação superior na região. Nesta oportunidade, a conferência também fará parte da comemoração do Centenário do Manifesto da Universidade de Córdoba de 1918.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da UFRGS

Fim do conteúdo da página