Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI vai aderir ao sistema internacional DOI

UFPI vai aderir ao sistema internacional DOI

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) vai aderir ao sistema internacional DOI Digital Object Identifier, traduzido para português como Identificador de Objeto Digital. O DOI É um padrão para identificação de documentos na Internet. Este identificador, composto de números e letras, é atribuído ao objeto digital para que este seja unicamente identificado na Internet. Na UFPI o sistema será integrado à plataforma Lattes e em Períodicos (revistas) da Universidade.

IMG_0256.JPG

Diretor da Editora da UFPI (Edufpi), Prof. Dr. Ricardo Alaggio

O Diretor da Editora da UFPI (Edufpi), Prof. Dr. Ricardo Alaggio explicou o funcionamento do sistema. “O sistema vai ser implantado pelo convênio que a UFPI fez com a ABEC - Associação Brasileira de Editores Científicos, que é associada à empresa americana CROSSREF, responsável pelo DOI no mundo inteiro. Isso abre uma enorme oportunidade para os professores da nossa Instituição, pois temos 9 períodicos funcionando na Universidade e alguns desses vão aderir a esse sistema interncional”, proferiu.

IMG_0267.JPG

A Profa. Dra. Josania Lima Portela Carvalhêdo, Coordenadora de Desenvolvimento de Ensino, da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), falou da importância do DOI para a UFPI. “Esse sistema irá beneficiar os pesquisadores da nossa Instituição no sentindo de que os conhecimentos que são produzidos aqui vão ser divulgados para todo o Brasil e para outros países. Com isso, seremos referência para outras pesquisas ao redor do mundo e o número de citações terá um aumento significativo, pois nossas pesquisas agora vão atingir o maior número de pessoas”, explicou.

A adesão do sistema internacional DOI faz parte do quarto pilar que está sendo implantado na UFPI, a internacionalização.