Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Departamento de Ciências Jurídicas inaugura nova Galeria Histórica da Faculdade de Direito do Piauí

DSC 0803

A sala da chefia do Departamento de Ciências Jurídicas passou a abrigar uma coleção que homenageia a história do curso de Direito da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e da Faculdade de Direito do Piauí (FADIPI): a Galeria Histórica da Faculdade de Direito do Piauí, que possui 101 quadros com fotografias de docentes que estão e que passaram pelo curso. O acervo traz fotografias dos fundadores da FADIPI, como o professor Cromweell de Carvalho, dentre outros. Além das fotografias, a Galeria tem quatro placas de formatura que foram restauradas, uma delas é de 1939.

DSC 0777 1

Além das fotos dos docentes, a Galeria traz placas de formatura das primeiras turmas

A Galeria foi inaugurada nessa quarta-feira (09), com a presença do Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir Nogueira; ex-Reitor da UFPI, Prof. Dr. Charles Camillo da Silveira; Pró-Reitor de Ensino de Graduação, Prof. Dr. Nelson Juliano; Chefe do Departamento de Ciências Jurídicas, Prof. Dr. Gabriel Rocha Furtado; Vice-Governadora do Piauí, Margarete Coelho; Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Piauí, Chico Lucas; ex-presidente da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho; além de docentes e estudantes do curso de Direito da UFPI, e profissionais da área jurídica. Estiveram presentes, também, os docentes aposentados João Borges Caminha e Adélman de Barros Villa.

DSC 0837

O Chefe do DCJ, Gabriel Furtado, propôs a Galeria no novo espaço do CCHL

O DCJ mantinha os quadros com as fotografias dos professores fundadores e outros docentes que passaram pelo curso em uma sala no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL). Com a inauguração do Espaço Integrado I e mudança da sala do Departamento, o professor Gabriel Furtado propôs a instalação da nova galeria no novo prédio, acrescentando fotos dos atuais docentes e outros documentos, como as placas. Ele informou que o acervo está aberto para receber novas peças que façam parte dessas memórias. “Quando eu e o Professor Efren Paulo assumimos o Departamento, nos propusemos a fazer esse resgate da memória da Faculdade de Direito, que é uma faculdade que tem 86 anos, sendo um dos cursos de Direito mais antigos do Brasil, então, temos uma história rica. A história da Faculdade de Direito se confunde, em alguns momentos, com a história do Piauí. E sentimos que isso estava sendo perdido aos poucos, assim, os novos alunos e os novos professores que não foram formados na casa, estavam perdendo o senso histórico da faculdade. O nosso interesse foi  fazer esse resgate,  porque entendemos que manter a história viva, conhecer a história é entender o presente e prospectar o futuro”, declarou o professor Gabriel Furtado.

Em seu pronunciamento, o Reitor Arimatéia Lopes destacou as ações da sua gestão voltadas para o curso de Direito e do sonho de resgatar o nome de Faculdade de Direito para o DCJ. “Na nossa gestão, procuramos resgatar o tempo em que o Centro de Ciências Humanas e Letras esteve um pouco deixado de lado, passamos a procurar atender as demandas desse centro. Para atender as demandas do curso de Direito, construímos bloco de salas de aula, colocamos para funcionar o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) e realizamos a parceria com a Universidade Federal da Paraíba para o DINTER em Direito, a fim de qualificar  nossos professores para criarmos nosso próprio curso de pós-graduação. E ainda tenho um sonho: o de resgatar  o nome da Faculdade de Direito”, frisou.

DSC 0789

Ex-docente Adélman de Barros Villa eternizado na Galeria

O ex-docente do curso de Direito, Adélman de Barros Villa, destacou o sentimento de ser eternizado na Galeria. “É a maior honra saber que estou sendo lembrado pela contribuição que dei para o aperfeiçoamento jurídico do Estado do Piauí. Tenho a honra de ainda estar vivo hoje para presenciar esta solenidade, lembrando que desembargadores, juízes federais e procuradores federais foram meus alunos, tenho a maior honra quando vejo meus ex-alunos logrando êxito na atividade, sinto que eles têm um pouquinho de mim”, declarou.

DSC 0827

Ex-reitor Charles Camillo da Silveira recebeu homenagem pelos trabalhos prestados ao DCJ

Durante a solenidade de inauguração, o ex-reitor Charles Camillo da Silveira recebeu homenagem pelos serviços prestados ao DCJ. Emocionado, ele agradeceu e falou da satisfação de ter escolhido a carreira acadêmica. “É um sentimento de realização de vida, eu dediquei 40 anos de minha vida à Universidade, especificamente ao Departamento de Direito. Aqui, construímos  a formação de várias gerações, um curso que sempre teve um conceito máximo, sempre se estabeleceu como um dos melhores do país, fruto do compromisso dos seus professores, do engajamento da universidade e da qualidade de seus alunos. Então, isso é o que faz com que a gente se sinta cada vez mais vivo para que o Departamento  continue esta caminhada”, declarou.

DSC 0812

Vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho, falou do orgulho em ter estudado na UFPI

Egressa do curso de Direito da UFPI, a vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho, declarou que sente gratidão e orgulho da formação que recebeu na UFPI. “O meu sentimento com relação à Faculdade de Direito da Universidade Federal do Piauí, antes de tudo, é de muita gratidão, pelo que me ofereceu de bons professores e de bom ambiente de estudo. Para mim, é uma honra dizer que sou egressa da Faculdade de Direito da UFPI, porque aqui é um berço de grandes nomes, muitas histórias, uma escola  que deu origem a tantas outras escolas”, destacou.

A nova Galeria Histórica da Faculdade de Direito do Piauí está localizada no Espaço Integrado I, sala 378, do Centro de Ciências Humanas e Letras.