Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza aula inaugural do Programa Terceira Idade em Ação - PTIA

UFPI realiza aula inaugural do Programa Terceira Idade em Ação - PTIA

09.08 Aula Inaugural PTIA (59).jpg

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (9), a aula inaugural do Programa Terceira Idade em Ação (PTIA), mantido há 18 anos pelo Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento aconteceu no auditório do Centro de Ciências da Educação (CCE) e a abertura contou com uma atração musical.

09.08 Aula Inaugural PTIA (93).jpg

Profa. Dra. Iolanda Fontenele, atual Coordenadora do PTIA

A Profa. Dra. Iolanda Fontenele, do Departamento de Serviço Social e atual Coordenadora do PTIA, falou do objetivo do evento. “A aula inaugural é o momento em que reunimos todos os envolvidos no programa para desenvolver uma atividade que possa trazer entretenimento, conhecimento. Também para todos os alunos festejarem antes das aulas começarem”, frisou.

09.08 Aula Inaugural PTIA (14).jpg

Particpante do PTIA, Maria do Socorro

A aluna do programa, Maria do Socorro, explicou o motivo que a fez participar do PTIA. “Sou aposentada e estou ficando muito tempo em casa e com o PTIA encontrei uma oportunidade para realizar uma atividade que exercita meu corpo, porque já estou com mais de 50 anos e fazer exercícios físicos é um beneficio na idade em que estou”, concluiu.

09.08 Aula Inaugural PTIA (21).jpg

Josélia Neves, aluna novata do PTIA

A participante Josélia Neves também procurou as atividades que o PTIA oferece para ter uma rotina diferente. “Quando passamos dos 50 anos de idade é importante procurarmos atividades para ficarmos bem com o corpo e a mente. Então, esse projeto é uma boa oportunidade pela qualidade do curso, e isso me motivou a sair desse estado de inércia”, proferiu.

O PTIA é um programa permanente de extensão voltado para uma proposta de gerontologia educacional no sentindo de atrair os idosos para o espaço da universidade. O programa tem uma proposta de educação alternativa com cursos livres com uma metodologia diferenciada e leve de acordo com a disponibilidade.

As inscrições ainda estão abertas. As atividades do semestre 2017.2 iniciam em 14 de agosto e seguem até 04 de dezembro, sempre no turno da manhã, das 8h30 às 11h30, de segunda a sábado, conforme o curso escolhido. Os cursos não gratuitos têm valor simbólico, de 20 reais por semestre, a serem pagos no ato da matrícula, que ocorre das 8h às 12 horas, na Sala 358, no Espaço Integrado CCE-CCHL. É preciso apresentar documento de identificação para se tornar aluno do Programa.

09.08 Aula Inaugural PTIA (37).jpg

Atração musical durante aula inaugural do programa