Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > NUEPES/UFPI aprova novos projetos que possibilitam ampliar ações de saúde

NUEPES/UFPI aprova novos projetos que possibilitam ampliar ações de saúde

WhatsApp Image 2017 08 04 at 15.59.18

Durante a reunião no Ministério da Saúde.

Com o intuito de buscar novos projetos que visam estimular o conhecimento, desenvolvimento e competências de profissionais da área da saúde que, o Coordenador do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES), Dr. Francisco Meton Marques de Lima e a Coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde da Mulher, profa. Dra. Lis Cardoso Marinho Medeiros, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) se reuniram no Ministério da Saúde, em Brasília, no dia 26 de julho, com o Coordenador Nacional da Rede Universitária de Telemedicina, Dr. Luiz Ary Messina, com a Diretora da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – (SGTES), Dra. Cláudia Brandão Gonçalves Silva, com Secretário do SGTES, Dr. Rogério Luiz Zeraik Abdalla e com o Coordenador-Geral de Ações Estratégicas em Educação na Saúde, Dr. Gilberto Regueira Alves Laranjeiras.

reunião nuepes

Na ocasião foram apresentadas propostas de implementação de vários projetos para o NUEPES, dentre eles a execução do projeto de criação do Núcleo Técnico Científico do programa Telessaúde Brasil Redes no Piauí.

Segundo a Coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde da Mulher e Subcoordenadora do Nuepes, profa. Dra. Lis Cardoso Marinho Medeiros, o Ministério da Saúde mostrou bastante interesse em ter o Núcleo Técnico Científico do programa Telessaúde no Piauí, mas teríamos que pactuar este projeto com Comissão de Intergestores Bipartite do Piauí (CIB). “Hoje nós levamos o projeto de criação do Núcleo Técnico Científico do programa Telessaúde Brasil Redes para a CIB  e ele foi aprovado. Agora, enviaremos a resolução da CIB para o ministério da saúde para recebermos o recurso e iniciar a fase de implantação do núcleo”, explica Lis Cardoso.

Ainda de acordo com Lis Medeiros, o projeto de implantação do Núcleo Técnico Científico do programa Telessaúde no Piauí terá coordenação compartilhada. “A coordenação do projeto será compartilhada entre as duas instituições. UFPI, por meio da minha coordenação e Secretária de Saúde do Piauí (Sesapi), através da Diretoria de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (DUCARA), Ana Maria Eulálio”, disse.

O Telessaúde será uma plataforma de educação à distancia que reunirá profissionais em saúde e áreas afins que utilizam as tecnologias de informação e comunicação para a educação e serviços em saúde. “Será uma plataforma que trará vários benefícios e o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS agradece à administração superior da UFPI pelo apoio na valorização da qualificação de profissionais de saúde. Agradecemos também o apoio da Secretária do Estado e do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Piauí que são grandes parceiros do NUEPES”, enfatiza.

nuepes 2

Internacionalização do Programa de Mestrado Saúde da Mulher

Na tarde desta sexta-feira (04), o coordenador do NUEPES, Prof. Dr.  Francisco Meton Lima e a Coordenadora do Mestrado profissional em Saúde da Mulher da UFPI reuniram-se na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), para falar da internacionalização do Programa de Mestrado Saúde da Mulher com a Assessora Técnica da Diretoria de Relações Internacionais da Capes, Dra Cyntia Sandes Oliveira e com Coordenador de parcerias estratégicas Norte Global e Oceania, Dr Patrício Pereira Marinho.

Na ocasião foram discutidos sobre editais e estratégias de Internacionalização para o Mestrado profissional em Saúde da Mulher, como  o Programa Capes-Fulbright de assistência de ensino da língua inglesa, que tem o objetivo desenvolver as pesquisas realizadas no país e estreitar as relações bilaterais entre Brasil e EUA.

Curso de Especialização Atenção Integral a Socioeducação de adolescentes

“Hoje foi um dia histórico para o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES)” comemora o coordenador Dr. Francisco Meton Marques de Lima e a subcoordenadora, profa. Dra. Lis Cardoso Marinho Medeiros, após ter aprovado na tarde desta sexta-feira (04) dois projetos para o NUEPES. “Além de ter aprovação do projeto de criação do Núcleo Técnico Científico do programa Telessaúde Brasil Redes pela a CIB, iremos executar, em parceria com a Secretária de Saúde do Piauí (SESAPI), o Curso de Especialização Atenção Integral a Socioeducação de adolescentes” explicam.

Ainda de acordo com os coordenadores a especialização será financiada pela SESAPI e executado pelo NUEPES sob a coordenação do Dr Francisco Meton e pela coordenadora de atenção à saúde da criança do Estado, Consolação Nascimento.

Novo coordenador do NUEPES

prof melisProf. Dr. Francisco Meton Marques de Lima e Profa. Dra. Lis Marinho

Em dezembro de 2016, foi eleito, por meio de processo regimental, entre os docentes do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES). “O prof. Dr. Francisco Meton Marques de Lima é membro fundador do NUEPES e regimento prevê mudança de coordenação de dois anos em dois anos. É  nada mais justo ele assumir a coordenação do núcleo para proporcionar mais mudanças e inserção de novas pessoas, para que o NUEPES possa crescer cada vez mais e está crescendo muito na nova gestão de Meton, explica Lis Marinho.