Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza solenidade de recepção da Diretoria Executiva do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras

reuniaoreitores

O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e presidente do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, recebeu na manhã desta sexta-feira (4) os reitores: Profa. Dra. Cleuza Maria Sobral Soares da Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Profa. Dra. Maria José de Sena da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Profa. Dra. Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Prof. Dr. Luiz Pedro Gil Jutuca da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio); Prof. Dr. Klaus Capelle da Universidade Federal do ABC (UFABC); além da Profa. Dra. Rossana Valéria de Souza e Silva, docente da Universidade de Brasília (UNB), que integram a Diretoria Executiva do GCUB e participam da 3ª Reunião da Diretoria e do Conselho Fiscal do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), na Universidade Federal do Piauí (UFPI), no Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina. A Profa. Dra. Soraya Soubhi Smaili, Reitora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), participou do encontro por videoconferência.

A solenidade de recepção aconteceu no Salão Nobre da Reitoria e teve apresentação musical com músicos da UFPI e exibição de um vídeo de apresentação da Instituição. Também recepcionaram os reitores do GCUB, a Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira; Pró-Reitor de Ensino de Graduação (PREG), Prof. Dr. Nelson Juliano; Pró-Reitor de Planejamento (PROPLAN), Prof. Dr. André Macedo; Pró-Reitora de Extensão (PREX), Profa. Dra. Cleania de Sales Silva; Pró-Reitora de Pós-Graduação (PRPG), Profa. Dra. Regina Lúcia Ferreira Gomes; Pró-Reitor de Administração, Lucas Lopes; Superintendente de Comunicação Social da UFPI, Prof. Dra. Jacqueline Dourado; Diretor do Núcleo de Tecnologia e Informação, Prof. Dr. Ricardo Lira; Prefeita Universitária, Gabriela Celso; dentre outros representantes da Administração Superior da UFPI.

04.08 Encontro de Reitores (146).jpg

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, fala sobre a importância do encontro

As universidades participantes receberam um conjunto de 40 obras editadas pela Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI). O Reitor da UFPI e presidente do GCUB, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, falou sobre o GCUB. "O Grupo Coimbra tem como principal missão apoiar a internacionalização das nossas universidades. O grupo é composto por 77 universidades, sendo 55 federais, 16 estaduais e 6 confessionais. Desde outubro de 2016 até outubro de 2018, estou como Presidente, realizando hoje a reunião da Diretoria aqui em Teresina", explicou.

04.08 Encontro de Reitores (173).jpg

Vice-presidente do GCUB, Profa. Dra. Cleuza Maria Sobral Soares

A vice-presidente do GCUB, Profa. Dra. Cleuza Maria Sobral Soares, Reitora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), falou sobre o intuito da reunião. “O grupo Coimbra é muito importante no processo de internacionalização por meio da mobilidade acadêmica, possibilidade de convênios para desenvolvimento de pesquisa e de formação ampliada. E essa é uma reunião não só de avaliação do período deste ano, que nós fazemos normalmente em Brasília e estamos fazendo aqui na UFPI a convite do professor Arimatéia, presidente do Coimbra, vamos avaliar as atividades projetadas que temos para o final deste ano e para 2018. Também, durante o encontro, vamos nos preparar para o nosso seminário que teremos em Cuiabá no final do ano, onde teremos a assembleia geral do GCUB. Então, hoje é um momento importante do grupo Coimbra realizar uma reunião na UFPI, a sede do presidente do nosso grupo”, proferiu.

04.08 Encontro de Reitores (158).jpg

Prof. Dr. Klaus Capelle, Reitor da Universidade Federal do ABC (UFABC), integrante do Conselho Fiscal do GCUB

O integrante do Conselho Fiscal do GCUB, Prof. Dr. Klaus Capelle, Reitor da Universidade Federal do ABC (UFABC), explica a importância da internacionalização nas universidades. “O Grupo Coimbra tem como objetivo a internacionalização, e esse fator, a primeira vista, não é uma das atividades nas universidades, pois são ensino, pesquisa e extensão. Mas na internacionalização, talvez, seja uma das melhores formas de agregar o valor, enriquecer e ampliar essas atividades. E a missão do grupo Coimbra é revitalizar a internacionalização das universidades brasileiras e a reunião que iremos ter hoje na UFPI será um importante momento desse quesito”, declarou.

Logo após a solenidade de recepção, os reitores visitaram o Hospital Universitária (HU/UFPI), o Centro de Treinamento de Badminton no Setor de Esportes e o prédio que vai abrigar as atividades das disciplinas básicas ministradas nos cursos da área da saúde.

No horário da tarde, será realizada a reunião da Diretoria e do Conselho Fiscal do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) que tem na pauta discutir a organização da X Assembleia Geral e do IX Seminário Internacional do GCUB, que ocorrem na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), de 23 a 27 de outubro de 2017, além de propor alterações no Estatuto do GCUB, entre outros assuntos.

Veja mais no vídeo:

WhatsApp Image 2017 08 04 at 17.37.55

Confira as fotos da visita:

04.08 Encontro de Reitores (232).jpg

04.08 Encontro de Reitores (253).jpg