Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Aluno da UFPI recebe Prêmio Piauí de Reportagem

Aluno da UFPI recebe Prêmio Piauí de Reportagem

Rogério Holanda, aluno de Comunicação Social - Jornalismo,  recebeu o Prêmio Piauí de Reportagem pela matéria "Identidade cultural piauiense é fortalecida pela música, uma das nossas grandes riquezas". A premiação ocorreu no dia 31 de outubro e foi realizada pela Coordenadoria de Comunicação Social do Governo do Estado (CCom), que premiou trabalhos de meios impressos, rádio, TV e internet, bem como trabalhos de fotografia e de humor sobre os temas "As faces da piauiensidade" e "Os novos caminhos do desenvolvimento".

Governador Wilson Martins entregou o prêmio ao aluno de Comunicação Social da UFPI Rogério Holanda

Aluno do 7º período, Rogério Holanda mostrou-se surpreso com a premiação. "Publicamos a matéria premiada no portal de notícias Liberdade News como uma forma de homenagear o Dia do Piauí. Quando o edital do concurso foi lançado, percebemos que a matéria encaixava-se em um das temáticas do prêmio e resolvemos inscrevê-la; sem grandes expectativas", explicou.

Rogério mantém o portal de notícias Liberdade News em conjunto com alguns colegas de curso, aos quais atribui o sucesso da premiação. Há dois anos no ar, o portal conta com recursos dos próprios integrantes, que conciliam as atividades do portal com as aulas. O aluno também atribui o prêmio ao curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Piauí, destacando que a estrutura oferecida pelo curso dá condições para os alunos disputarem premiações com jornalistas experientes. "Creio que o recebimento de um prêmio como esse, por um aluno de graduação, reflete a qualidade e o crescimento do curso, de forma que os alunos podem concorrer com jornalistas experientes", comentou.

O Coordenador Estadual de Comunicação e professor da UFPI Fenelon Rocha sentiu-se feliz com a conquista de um ex-aluno. "Me sinto feliz com a premiação de Rogério, pois ele é um jovem talento que foi reconhecido mesmo ainda estando na graduação. Rogério é um aluno que demonstra empenho, iniciativa e vontade de fazer um jornalismo diferenciado. Esse prêmio traduz tanto o esforço do aluno quanto a qualidade do profissional de Comunicação da UFPI".

A reportagem de Rogério, que trata da música piauiense como reflexo da cultura local, foi considerada pela comissão julgadora como o melhor trabalho de internet sobre o tema "As faces da piauiensidade". Questionado sobre as mudanças geradas após a premiação, o aluno ressaltou o aumento da visibilidade e credibilidade do portal do qual participa. "A premiação foi uma surpresa positiva, é um indicativo de que estamos no caminho certo na construção de um jornalismo diferenciado", afirmou.

A Chefe do Departamento de Comunicação Social da UFPI, Prof.ª Dr.ª Jacqueline Dourado, manifestou a alegria da equipe que compõe o curso ao ver na premiação o reflexo da dedicação de professores, técnico administrativos e alunos. "Estamos muito felizes. A premiação é um bom exemplo de que dedicação, talento e criatividade são ingredientes de uma boa receita na formação de um jornalista. O melhor é que todo esse projeto vem sendo desenvolvido na própria academia. Sinal de que estamos no caminho certo", declarou a Chefe de Departamento.

O portal de notícia Liberdade News já foi notícia no site da UFPI em matéria que destaca a iniciativa empreendedora de alunos da graduação. Confira: Alunos empreendedores transformam conhecimento em ações inovadoras