Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Governo do Estado propõe parceria com a UFPI para expansão do ensino de línguas no Piauí

gov e reitor

(Foto: João Albert)

O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas, esteve reunido com o governador do Piauí, Wellington Dias, para tratar do desenvolvimento de projetos educacionais na área do ensino de línguas e da reabertura da Estação de Aquicultura de Parnaíba. A reunião aconteceu no Palácio de Karnak, nessa quarta-feira (02), a convite do governador.

O estado do Piauí firmou uma parceria com o governo do Canadá com o intuito de expandir o ensino das línguas inglesa e francesa no Piauí, em contrapartida, professores piauienses levariam o ensino do português para aquele país. O projeto é focado, inicialmente, em professores, estudantes universitários e da rede pública de ensino, além de agentes ligados ao ramo empresarial e do turismo.

Em um segundo momento, os gestores discutiram a reabertura do Centro de Aquicultura de Parnaíba, localizado na Praia da Pedra do Sal. A UFPI oferta em Parnaíba os cursos de Engenharia de Pesca e de Ciências Biológicas. O governador informou que o Centro de Aquicultura de Parnaíba está recebendo novos equipamentos e o objetivo é fazê-lo funcionar. “Nosso planejamento é de que possamos realizar, ainda este ano, todos os ajustes para que esse projeto entre em ação, e já iniciarmos 2018 com ele em funcionamento, explorando o desenvolvimento de pesquisas e a produção pesqueira", explicou o governador.

"Temos essa condição. Com o Estado bancando o custeio e com os profissionais que contamos no campus de Parnaíba, vamos tentar transformar em realidade esse projeto, que tem o intuito de desenvolver pesquisas na produção de alevinos e outros animais marinhos, retornando o conhecimento adquirido e as condições de produção para a comunidade local", pontua Arimatéia Dantas.

*Com informações da Assessoria do Governo do Estado