Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > CSHNB: alunos do curso de Licenciatura em Educação do Campo participam do III Festival das Sementes da Fartura do Piauí

feira do campo

Os alunos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, no Centro de Ciências da Natureza (CCN) do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), Picos, participaram do III Festival das Sementes da Fartura do Piauí, sediado este ano no Município de Pedro II nos dias 26 e 27 de julho, onde apresentaram o trabalho desenvolvido na microrregião de Picos e trocaram experiências com os agricultores guardiões de sementes do Piauí. O trabalho apresentado faz parte do Projeto de Extensão intitulado Sementes Crioulas do Semiárido Piauiense: resgate do patrimônio genético, coordenado pela professora Dra. Michelli Ferreira, Ma. Melise Pessôa e Dr. Victor de Jesus.

semente

Segundo a Profa. Dra. Michelli Ferreira, com a modernização da produção de sementes melhoradas geneticamente, houve uma drástica redução das variedades tradicionais, ocasionando o que chamamos de erosão genética. "Para conter esse processo de erosão genética e diminuir a dependência e o custo de produção relacionado às sementes melhoradas, os agricultores familiares da região do semiárido piauiense vêm lutando para inserir dentro das comunidades a produção de sementes crioulas”.

O projeto tem como objetivo promover o resgate e manutenção de sementes de espécies agrícolas crioulas junto aos grupos de agricultores familiares da microrregião de Picos-PI, bem como a introdução de um Banco de Germoplasma de Sementes do Semiárido. As atividades estão sendo executadas em parceria com a Caritas Brasileira Regional Piauí, através do levantamento de sementes na região, resgate, preservação, multiplicação, e o papel desenvolvido pelos agricultores e principalmente pelas mulheres do campo na microrregião de Picos.

aluna

alunas