Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Trabalhos do PIBIC/CNPq da UFPI serão apresentados em congresso internacional de Fisiologia

Entre os dias 01 e 05 de agosto de 2017, o Brasil sediará o maior evento mundial da Fisiologia, o 38th World Congress of the International Union of Physiological Sciences – IUPS 2017, no Rio de Janeiro. O evento vem sendo construído há uma década quando o Brasil ganhou o direito de organizar o evento mais importante do mundo da área.

O Prof. Dr. Moisés Tolentino Bento da Silva, do Departamento de Educação Física, Bolsista de Produtividade da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Farmacologia e de Alimentos e Nutrição da UFPI, junto aos discentes: a mestranda Lúcia Castro do Programa em Alimentos e Nutrição; mestrando em Farmacologia, Erick Brayan,  e o aluno do PIBIC-CNPq e graduando em Educação Física,  Pedro Victor Teles, submeteram três trabalhos aprovados ao congresso, sendo que o do “pibiquiano” foi considerado um dos cinco melhores trabalhos mundiais do congresso, convidado para apresentação oral e está concorrendo ao Prêmio Álvaro Osório de Almeira, a maior honraria da Fisiologia Brasileira.

O Professor e alunos compõem o Laboratório de Exercício e Trato Gastrintestinal da UFPI, onde produziram as seguintes pesquisas aprovadas no evento: Inhibition of appetite and gastric dysmotility induced by dexamethasone treatment in rats: influence of physical exercise, de autoria da mestranda Lúcia Castro; Physical exercise prevents decrease in the gastric emptying induced by renovascular hypertension in rats, do mestrando Erick Brayan, e Resistance training modifies hemodynamic parameters and improves the gastric dismotility induced by dexamethasone in rats, de autoria do aluno de PIBIC-CNPq, Pedro Victor Teles.

Pedro Vitor

Pedro Vitor, aluno de PIBIC/CNPq da UFPI, Prof. Dr. Moisés Tolentino e Erick Brayan, aluno do Mestrado em Farmacologia da UFPI

Prof Moisés

O Prof. Dr. Moisés Tolentino com os orientandos Erick Brayan, e Lúcia Castro, mestranda em Alimentos e Nutrição da UFPI

Segundo o Prof. Moisés, o resultado da seleção dos trabalhos, “mostra que a ciência feita na UFPI não deixa nada a desejar para os grandes centros. Claro que nosso trabalho é preliminar, mas mostra que estamos no caminho certo e que mesmo com pouco financiamento, mas com boas ideias, podemos contribuir com a ciência. Além disso, vale salientar, que os trabalhos foram totalmente executados na UFPI e que a maior contribuição foi a inserção dos jovens talentos no cenário mundial da fisiologia gastrintestinal e exercício” frisa o fundador da linha de pesquisa no Piauí e na UFPI.