Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Alunos selecionados pelo Ciência sem Fronteiras recebem orientações da PREG

Alunos selecionados pelo Ciência sem Fronteiras recebem orientações da PREG

A Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Dr. Regina Ferraz, recebeu em seu gabinete, os alunos selecionados pelo programa Ciência sem Fronteiras, junto com seus coordenadores. O encontro teve como objetivo passar recomendações aos estudantes. O Ciência sem Fronteiras é um programa financiado pelo Governo Federal que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional de estudantes de graduação.

Segundo a professora Dr. Regina Ferraz, os alunos devem ficar diariamente atentos aos e-mails e aos prazos para envio das documentações. "Os selecionados devem acompanhar as redes sociais também, principalmente através dos grupos específicos criado no Facebook, por exemplo. Eles devem ficar atentos em relação às documentações, como vistos e passaporte", enfatizou.

O intercâmbio tem duração de um ano e tudo é financiado pelo governo federal, desde passagens, despesas de instalação, bolsa de manutenção e taxas universitárias. As únicas despesas do estudante são o teste de proficiência e o visto, uma vez que em Teresina não possui consulados. "Os selecionados precisam se deslocar para outro estado. Mas, caso solicitado e justificado com antecedência, a universidade tem se responsabilizado pela passagem desses alunos", informou Regina Ferraz.

Os alunos viajarão na primeira semana de janeiro de 2013. Foram selecionados: Elimar Brito Machado (Biomedicina), Émerson Davi do Nascimento Brazil (Biomedicina), Felipe Leite Cruz Macedo (Engenharia Civil), Jailson Leite Silva (Engenharia Elétrica), Leiviane Camarço Barbosa Ferreira (Engenharia Elétrica) e Pedro Américo Orsano de Sousa para o Canadá. Os Estados Unidos serão o destino de João Guilherme Cavalcanti Costa (Ciência da Computação) e Henrique Lamonier Costa (Engenharia de Produção) e a Coreia do Sul do estudante de Odontologia Jorge Felipe Lima Teixeira.

O Canadá será o primeiro destino internacional de Jailson Leite Silva. Ele conta que está ansioso com a viagem. "Aprender nova língua, conhecer outra cultura e novas técnicas é uma oportunidade para me aperfeiçoar na vida profissional", disse Jailson.

Regina Ferraz enfatiza que o objetivo principal do CsF é a busca pelo conhecimento. As universidades parceiras do programa são de referência mundial. "Nelas, os estudantes conhecerão novas técnicas, metodologias de ensino e idiomas. A área prioritária do programa é tecnologia, então, quando eles retornam, vêm com novo conhecimento científico e cultural. A intenção do governo é que isso gere uma transformação no ensino superior no Brasil, porque eles retornam com uma bagagem de conhecimento nova e diferente", frisou a pró-reitora.

Seleção

O aluno interessado em pleitear uma vaga no Programa Ciência Sem Fronteiras deve se inscrever no site http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/. Em seguida, é feita uma pré-seleção, através da checagem de documentos e preenchimento de requisitos do edital, a homologação das inscrições e o órgão responsável vai analisar as propostas dos alunos e encaminhá-las aos países de destino.

Para pleitear uma vaga o aluno precisa ter cursado entre 20% e 90% da carga horária, alguns países exigem teste de proficiência em língua estrangeira, preferencialmente, eles dão prioridade aos alunos que já tem algum contato com pesquisa.