Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Programa de Extensão Práticas de Enfermagem na Promoção a Saúde da Criança

Programa de Extensão Práticas de Enfermagem na Promoção a Saúde da Criança

A Pró-Reitoria de Extensão e o Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (PREX/UFPI) apresentam à comunidade universitária e à sociedade piauiense, em especial a comunidade do Bairro Saci de Teresina, os primeiros resultados do Programa de Extensão Práticas de Enfermagem na Promoção a Saúde da Criança e do Idoso: arte, simulação e tecnologia financiado pelo MEC/SESu, Edital PROEXT 2011 vinculado a Pró-Reitoria de Extensão e Departamento de Enfermagem que tem como objetivo desenvolver práticas de enfermagem efetivas na promoção da saúde da criança e do idoso por meio de produções artísticas simuladas. O projeto foi financiado em R$ 150.000 (cento e cinquenta mil reais).

O Programa Coordenado pelas Profressoras Dra. Grazielle Roberta Freitas da Silva (Coordenadora) e Msc. Elaine Cristina Carvalho Moura (Sub Coordenadora), conta com a participação de sete acadêmicos de Enfermagem e oito acadêmicos de Medicina, todos bolsistas do programa que integra estudantes de duas importantes áreas da saúde, possibilitando uma experiência multidisciplinar que favorece a necessária interdisciplinaridade da equipe de saúde, desde a formação universitária. Até o momento foram atendidas as seguintes ações extensionistas pretendidas:

1. Criação de um grupo teatral com vistas a simulação de práticas técnicas e educacionais de enfermagem para a criança e idoso. Para tanto os 15 bolsistas foram capacitados para utilizar o portal CAPEs, fizeram buscas estruturadas por artigos em bases de dados qualificadas sobre simulação de práticas clínicas para idosos e crianças. Participaram do curso de teatro ministrado pelos integrantes do Projeto de Extensão "Os Federais" coordenado pela Prof.ª Érica Fontes.

2. No que se refere à ação de estimular o letramento digital entre idosos por meio de ações de saúde educativas. Os 15 acadêmicos extensionistas atuaram como instrutores no Curso - Conect@dos: letramento digital de idoso, no Centro de Saúde do Bairro Saci beneficiando inicialmente 45 idosos dos 526 cadastrados pela equipe da Estratégia Saúde da Família (Nº 138), na perspectiva de formar idosos multiplicadores. O Curso totalizou 10h divididas em cinco encontros, cada instrutor tinha três alunos. O planejamento e execução do Curso contou com a participação da Coordenação do Programa e da Enfermeira. Msc. Du Ó Marreiros do Centro de Saúde citado, colaboradora do Programa. Os instrutores utilizaram estratégias de ensino integrativas, conforme o desempenho do seu trio de alunos por meio de conteúdos programáticos comuns (FOTOS/CURSO).

3. O Programa garantiu ainda a doação de quatro computadores de mesa para possibilitar a criação de um espaço cyber no Centro de Saúde do Bairro Saci garantindo, desse modo, a continuidade do letramento digital, a partir dos multiplicadores, o grupo de idosos capacitados até o momento.

4. No momento os acadêmicos de Enfermagem e Medicina estão filmando os vídeos de caráter técnico e educacionais sobre a promoção da saúde da criança e do Idoso, aliado as estratégias de simulação de práticas clínicas para fins de qualificação de profissionais de saúde e promoção efetiva da saúde a população idosa e infantil até cinco anos. Serão filmados 10 vídeos de saúde da criança e 10 de saúde do idoso. A aplicação dos vídeos certamente terá foco da prorrogação das ações do Programa para 2013/2014.

A entrega dos computadores ocorreu na manhã do dia 20 de novembro e contou com a presença da Pró-Reitora de Extensão Prof.ª Dr.ª Maria da Glória Carvalho Moura; das Coordenadoras de Formação Continuada e de Cursos e Estágios Não Obrigatórios (CFOR/CCENO/PREX), Prof.ª Dr.ª Josania Portela e Prof. Msc. Zulmira Montes; da Chefe do Departamento de Enfermagem e colaboradora do Programa, Prof.ª Dr.ª Maria do Livramento Fortes Figueiredo; da Coordenadora do Programa Prof.ª Dr.ª Grazielle Roberta Freitas da Silva; da colaboradora do Programa e Enfermeira do Centro de Saúde do Bairro Saci, Msc. Du Ó Marreiros; Representantes da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, bem como dos idosos cursistas que participaram do letramento. Além da doação dos computadores foram entregues os certificados do Curso de Letramento Digital (FOTOS/SOLENIDADE DE ENTREGA DOPS COMPUTADORES).