Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Confira como foi o V Encontro de Pós-Graduação em Enfermagem do Nordeste realizado na UFPI

DSC_0974.JPGMesa de honra na abertura do V ENPGENE

O V Encontro de Pós-Graduação em Enfermagem do Nordeste (V ENPGENE), realizado no Campus da UFPI em Teresina, de 28 a 30 de junho de 2017, reuniu pesquisadores, docentes e discentes de pós-graduação em Enfermagem e de áreas afins, especialmente, da região Nordeste. Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (PPGEnf//UFPI), o Encontro trouxe como eixo de debates o tema “A Pós-Graduação em Enfermagem do Nordeste".

A solenidade de abertura do evento teve as presenças do Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; a Vice-Reitora da UFPI, Profa Dra. Nadir do Nascimento Nogueira; a presidente do V ENPGENE, Profa. Dra. Maria do Livramento Fortes Figueiredo; a  vice-presidente do evento, Rosilane Lima Brito Magalhães; diretores de Centro da Universidade; e a Profa. Dra. Marcia Teles de Oliveira Gouveia, Diretora de estudos e pesquisas da Associação Brasileira de Enfermeiros Obstetras -Seção Piauí.

DSC_0017 (1).JPG

Reitor da UFPI, José Arimateia Dantas Lopes, e a presidente do evento, Livramento Figueiredo

Em sua fala, o Reitor da UFPI destacou a importância do apoio da Administração Superior na realização de eventos, como forma de fomentar a produção do conhecimento e avanço nas discussão de temas em diversas áreas.

“Nós assumimos a Reitoria da UFPI em 2012 e desde então implementamos um modelo diferente de gestão, democrática, participativa; e uma das ações que demos destaque foi o apoio a eventos. Em 2015, apoiamos mais de 365 eventos dentro da UFPI desde de semanas acadêmicas até congressos internacionais. Quero parabenizar a todos que fazem o Departamento de Enfermagem, e a Pós-Graduação, professores, servidores técnicos e estudantes pela organização e empenho na realização do evento.”

Com vasta programação científica, o Encontro teve na abertura a conferência “Pós-Graduação na área da Enfermagem: cenário atual e visibilidade nacional e internacional”, ministrada pela Profa. Dra. Carmem Gracinda Silva, representante da área de Enfermagem da Capes. Ao todo, foram três grandes conferências. A última, que marcou o encerramento do evento, dia 30, destacou o tema “Contribuição da Gestão Superior para a Pós-Graduação”, e foi ministrada pela Profa. Dra. Nadir Portela, Reitora da Universidade Federal do Maranhão ( UFMA).

Mais de cem pessoas acompanharam os três dias de eventos na UFPI

O V ENPGENE proporcionou ainda aos participantes cinco mesas-redondas com a discussões de temas relevantes à pós-graduação em Enfermagem, da clínica experimental a aspectos éticos das pesquisas, dos desafios e avanços ao registro de marcas e patentes. Constou também da programação reunião de coordenadores de programas de pos-graduação em Enfermagem no Nordeste. Houve espaço ainda para apresentação de trabalhos científicos na modalidade pôster e comunicação oral, com distinção dos quatro melhores trabalhos com menção honrosa e indicação para publicações em periódicos com Qualis.

Presidente do evento, Profa. Livramento Figueiredo, da UFPI

“A realização do evento foi possível graças ao comprometimento de todos os envolvidos, parceiros e colaboradores, e ao apoio da Administração Superior da UFPI, incansável no atendimento aos nossos pleitos. Nosso agradecimento também à Capes. E ao Conselho Regional de Enfermagem ( Coren-PI)”, disse a presidente do evento, Profa. Dra. Maria do Livramento Figueiredo, coordenadora da Pós-Graduação em Enfermagem na UFPI.

O V ENPGENE resgatou a trajetória de realização das últimas edições do evento na região Nordeste, destacando a importância de dar continuidade às discussões do processo evolutivo das pesquisas e inovações na realidade nordestina.

A pós-graduação na UFPI

O mestrado em Enfermagem na UFPI completa em  2017 uma década de funcionamento; já o Doutorado em Enfermagem foi instituto no ano de 2014. Foram 158 dissertações defendidas e cinco teses de doutorados apresentadas até 2016, tendo o programa acolhido também dois pós-doutores. O programa da UFPI foi o primeiro do Brasil a oferecer mestrado e doutorado especifico da área de saúde.