Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > TCC sobre reciclagem de aluna de Engenharia de Materiais pode ser aplicado na UFPI

A estudante Layara Lorrana Ribeiro, do Curso de Engenharia de Materiais, do Centro de Tecnologia (CT), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), defendeu seu Trabalho de Conclusão de Curso na tarde do dia 05 de julho. O trabalho intitulado: Compósito PS reciclado/papelão: Efeito da radiação UV sobre as propriedades mecânicas foi orientado pela Profa. Dra. Tatianny Soares Alves.

profsd

Profa. Dra. Renata Barbosa (examinadora), Layara Ribeiro (discente), Profa. Dra. Tatianny Soares (orientadora) e Profa. Dra. Maria Socorro Ferreira (examinadora)

O objetivo da pesquisa foi desenvolver um novo compósito a partir de copos descartáveis fabricados com poliestireno e papelão utilizado em caixas para embalagens, visando a reciclagem de ambos os insumos para redução de resíduos sólidos no meio ambiente. As propriedades mecânicas dos compósitos foram avaliadas antes e depois de um ensaio de envelhecimento ambiental, no intuito de investigar o efeito da radiação ultravioleta no novo material.

Todas as matérias-primas do trabalho, como os copos descartáveis de poliestireno e o papelão, foram coletadas nas dependências da Universidade Federal do Piauí.

placs placs 1

Os autores sugerem que esses materiais sejam aplicados em placas de identificação nas dependências da UFPI, já que as mesmas apresentaram boa adesão a diversos tipos de tintas e também a adesivos.