Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Estudante da UFPI apresenta trabalho em congresso internacional na Espanha

Estudante da UFPI apresenta trabalho em congresso internacional na Espanha

A estudante de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Marina Assunção Lima, apresentou trabalho científico na 3rd International Joint Conference ICIEOM-ADINGOR-IISE-AIM-ASEM (IJC2017). O evento ocorre de 6 a 7 de julho na Universidade Politécnica de València, localizada na cidade de Valência, Espanha.

IMG 3799 1

O trabalho intitulado "Otimização do layout industrial de uma metalúrgica com base na meta-heurística Busca Tabu", apresentado pela discente, consistiu no desenvolvimento de um software para otimização de layouts industriais com grande aplicabilidade para o mercado pela capacidade de incorporar características particulares e restrições de cada empresa no qual for aplicado. Funcionalidade, até então, não disponível em pesquisas desenvolvidas com a técnica utilizada para este trabalho (Busca Tabu). A empresa espanhola que cedeu as informações para a aplicação da ferramenta desenvolvida no trabalho pretende utilizar os resultados da pesquisa para a otimização do seu processo produtivo.

IMG 3798 1

A estudante Marina Assunção Lima na 3rd International Joint Conference

Marina foi orientada pelos professores Luis Henrique dos Santos Silva Sousa (Curso de Engenharia de Produção – CT), Francismilton Teles (Curso de Engenharia de Produção – CT) e Ricardo de Andrade (Departamento de Ciência da Computação – CCN). A aluna disse que seu trabalho “contribui porque é uma nova forma de se solucionar um problema já tido como comum no meio acadêmico e profissional, além de ter como resultado uma alternativa inovadora de grande valor agregado".

Para o orientador, Prof. Dr. Luis Genrique, "os resultados obtidos são frutos da cooperação entre os departamentos, docentes e alunos. Não ter tido receio de inovar com propostas ousadas e complexas traz a este trabalho um grande diferencial com resultados para academia e para a indústria".