Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Economista Clóvis Cavalcanti realiza palestra na UFPI

Economista Clóvis Cavalcanti realiza palestra na UFPI

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente e o Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Piauí, promoveram na manhã da última quarta-feira (05), um diálogo com o economista ecológico, escritor e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Clóvis Cavalcanti.

O evento foi realizado no TROPEN/PRODEMA e teve por objetivo promover uma discussão acerca da tese do decrescimento econômico como caminho para a desaceleração da destruição do meio ambiente, transitando sobre as ideias de Nicholas Georgescu-Roegen ao Papa Francisco.

palestraclovis

Prof. Clóvis Cavalcante durante palestra realizada na UFPI

Segundo o Prof. Dr. Clóvis Cavalcanti, somente a teoria do decrescimento como base de política pública não tem poder para acabar a destruição do meio ambiente. “Desacelerá-la não é bem o caso, pois o mundo não suporta destruição ambiental por menor que seja”, afirma.

E complementa que, “estamos consumindo atualmente, por ano, uma vez e meia os serviços ambientais anuais do planeta. Ou seja, nossa pegada ecológica supera em 50% a capacidade do ecossistema global de nos suprir das dádivas da natureza – como a capacidade de absorção de CO2 da atmosfera, a de absorção de nitrogênio pelo solo, a de manutenção da biodiversidade, etc..”, explica.

Para o professor, se a pegada ecológica for reduzida de 20 pontos percentuais, o que significaria enorme esforço de mudança de paradigmas de produção e consumo, ainda assim ficaríamos consumindo 130% dos serviços que o planeta pode fornecer em 12 meses.

“Ninguém sabe qual é o threshold crítico que pode levar ao colapso, caso a pegada ecológica continue ultrapassando a biocapacidade global. Dessa forma, não ficaria afastado o risco de destruição do meio ambiente simplesmente diminuindo a dimensão da pegada”, analisa.

Clóvis Cavalcanti é pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco, presidente de honra da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (EcoEco), presidente eleito da ISEE (Sociedade Internacional de Economia Ecológica).

Confira a palestra do Prof. Clóvis Cavalcanti na íntegra.