Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Medicina da UFPI investe prêmio do INOVASUS em atividades de educação em saúde
Início do conteúdo da página

Curso de Medicina da UFPI investe prêmio do INOVASUS em atividades de educação em saúde

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Acontecerá nesta quinta-feira (06) e seguirá até sábado (08), nas salas de aulas do Curso de Medicina do campus Ministro Reis Velloso (Parnaíba) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a oficina de “Metodologias para o Ensino de Medicina: sensibilização e desenvolvimento docente para uso de metodologias ativas”. Esta atividade é resultado da conquista do Curso de Medicina que foi um dos vencedores do Prêmio InovaSUS,uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

O curso conquistou em 2015, o 3º lugar da Região Nordeste do Prêmio InovaSUS,  Gestão da Educação na Saúde, na Modalidade II (Integração Ensino-Serviço-Comunidade) – Edital 2015, com o projeto “Desenvolvimento das DCN/2014 na implantação do curso de Medicina da UFPI em Parnaíba”.  A coordenação técnica é do Prof. Dr.José Ivo Pedrosa.A premiação foi de R$ 90 mil.

profivo

Prof. Dr. José Ivo Pedrosa, Coordenador do Curso de Medicina de Parnaíba 

Segundo o Prof. Dr. José Ivo Pedrosa, Coordenador do Curso de Medicina de Parnaíba e Coordenador do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da UFPI, o objetivo da premiação consiste em incentivos para identificar, reconhecer, valorizar e incentivar projetos inovadores em Gestão do Trabalho em Saúde no âmbito do SUS. “O Curso de Medicina da UFPI/Parnaíba participou da seletiva com a submissão do projeto que tinha como proposta abordar a experiência em Gestão do Trabalho já implementadana Universidade. Deste modo, o curso foi avaliado em duas etapas: de visita, onde foram analisados tópicos apresentados no projeto, para em seguida na segunda etapa, a comissão avaliadora analisasse a efetividade da prática implementada no curso e como resultado obtivemos o terceiro lugar”, explica o professor.

De acordo com Pedrosa, o investimentodo dinheiro do prêmio está sendo usado em atividades voltadas para docentes e estudantes do curso de Medicina para qualificar as intervenções de educação em saúde. “A oficina de ‘Metodologias para o Ensino de Medicina: sensibilização e desenvolvimento docente para uso de metodologias ativas’ é uma conquista vinda do Prêmio InovaSUS. É uma capacitação voltada para professores do curso de Medicina e  cursos de saúde da UFPI e faculdades parceiras  e tem como objetivo habilitar os professores em metodologias ativas na perspectiva de integração de ensino-pesquisa e promover troca de informações entre professores, principalmente, na aplicação de novas metodologias de ensino”, disse. 

Durante três dias, os professores contarão com a presença da Profa. Dra. Denise Herdy Afonso (Docente da Faculdade de Ciências Médicas (FCM)-UERJ e membro do programa FAIMER Brasil) e da Profa. Dra. Lia da Silveira (Mestre em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde - NUTES – UFRJ e membro do programa FAIMER Brasil). As palestrantes irão debater desde maneiras de diversas de abordagem dos problemas de saúde, como transformar os elementos dos problemas em conteúdos a serem discutidos no processo ensino/aprendizagem, a importância do trabalho em equipe e novas competências profissionais para ensinar.

Mais informações na programação da oficina 

Fim do conteúdo da página